Olá, prazer! Eu sou o André e vou tentar resumir 15 anos de trabalho nesse post.
Início na programação
Tudo começou em meados de 2003 quando, introspectivo, me apaixonei pelo meu primeiro computador, um Pentium 166. Com seus “incríveis” 16MB de memória RAM, foi onde dei meus primeiros passos, criando sites de Dragon Ball e jogando Pokémon Blue. Dessa vontade de aprender como as coisas funcionam, comecei muito cedo a fazer cursos na área. Aprendi C++, Delphi 5, VBA, Javascript, entre outros. Com 17 anos iniciei estágio no Tribunal de Contas do Espírito Santo, junto com a faculdade de Ciência da Computação na UVV-ES. No ano seguinte pedi transferência para uma faculdade mais próxima de casa, onde comecei uma turma extracurricular de desenvolvimento de Jogos, com apoio da faculdade. Fui o primeiro estagiário do centro de inovação Microsoft, onde aprendi C#, ADO.net, ASP.net, SharePoint, MS Project. Tirei certificações como MSDN, TechNet, entre outras. Parece o sonho de todo estudante de TI, mas não era o que eu queria, uma carreira coorporativa chata.
Professor, empreendedor e programador
Com 20 e poucos anos achei que tinha conhecimento suficiente para dar os próximos passos e me candidatei a uma vaga de professor temporário no SENAC Vitória. Ministrei diversos cursos, como MySQL, PHP, Pascal, Web designer e outros por mais de 4 anos. Em paralelo, trabalhei em agências digitais, como 4Ps e FCerruti, o que me deu uma boa bagagem na época. O mercado de web estava crescendo e cada hora mais oportunidades apareciam. Trabalhei com projetos como Buaiz Alimentos, Folha Vitória, Aquamania, para citar alguns. Além disso, comecei a dar pequenos passos fazendo projetos como freelancer e criando projetos próprios, até que um deles me fez entrar de cabeça no mundo das startups.
Startups
Fui convidado a trabalhar em um projeto de comparador de preços, chamado Vigia de Preço, na época pertencente à Global B2C (hoje Picpay) e, depois de quase um ano de madrugadas viradas, construí o primeiro protótipo funcional 100% operado por Web Crawler. Porém o projeto não foi para frente, acabando pouco tempo depois da minha saída.
No ano de 2013 entrei como “sócio” em uma startup, ou pelo menos era o que eu pensava que era. Essa empresa era um comparador de preços chamado Baixou e estava participando do primeiro ciclo de acelerarão de startups da Start You Up. Como eu tinha experiência com Web Crawler, fui convidado a me juntar à equipe como CTO, com aquela velha promessa de 5% das ações. Não vou entrar muito a fundo nesse tema, mas a história não acabou bem. Resolvi deixar a empresa quase um ano depois. O que eu levo de positivo deste período? Fui mentor do Startup Weekend Vitória, conheci alguns investidores, tive a oportunidade de participar de eventos como Demo Day, com Aleksandar Mandic, e mais.
Percebe-se que a qualidade de fotos da época não era tão boa…
Taberna Pub
Num dos momentos mais diferentes da minha vida, após minha saída do Baixou, entrei em um período de hiato e depressão, seguido da abertura de um Pub em 2015, que de longe foi a experiência de empreendedorismo mais intensa e maluca que eu tive.
Abismo profundo e recomeço
Como era de se esperar, o Taberna Pub faliu e com isso veio uma dívida de quase R$200.000,00. Obviamente eu não fazia ideia de como iria resolver esse problema que, na época, parecia nem ter solução. Depois de um longo ano, que particularmente acredito ter sido o pior da minha vida, voltei a programar no projeto que mais tarde se tornaria o Vigia de Preço.
Em meio a muito remédio para dormir e morando em uma garagem, conheci em um evento em São Paulo um amigo que carrego até hoje. Esse, acredito, foi o primeiro passo para o recomeço.
Durante quase todo ano de 2017 fui frequentemente ao Rio de Janeiro e a São Paulo, conhecendo pessoas do mercado e potenciais parceiros. Roberto me ensinou muito sobre o mercado de varejo e me apresentou ao dono do Tecnoblog, que seria meu primeiro parceiro. Juntos, criamos o Assistente de compras do Tecnoblog.
Vigia de Preço
Em junho de 2017 me mudei para o Rio de Janeiro para prestar consultoria em uma rede de afiliados. Posteriormente iniciei uma série de consultorias em outras empresas do mercado de afiliação.
E, no inicio de 2018, nasceu oficialmente o Vigia de Preço.
Em pouco tempo a empresa cresceu e a equipe também.
Felipe Neto
As coisas mudaram completamente de proporção quando, no final de 2018, me tornei sócio do Felipe Neto, um dos maiores influenciadores digitais do Brasil, e o Vigia teve um salto de visibilidade e de faturamento.
A empresa fundada por dois malucos estava dando certo!
Algumas notícias da época:
Felipe Neto é o novo sócio da marca Vigia de Preço
Como comparar preços, frete e cashback de lojas online
Pandemia / Venda da empresa
No inicio de 2020 tomamos a decisão de ficar 100% em home office. Nossos escritórios na Barra de Tijuca foram fechados e todos da nossa equipe voltaram para suas cidades de origem. Voltei para Vila Velha-ES, onde continuava a tocar a operação da empresa. No final de 2020 fechamos parceria com o Reclame Aqui, levando ao lançamento do site Confie Aqui. Foi nessa época que conheci o Douglas Mesquita (Rato Borrachudo) por intermédio do Felipe Neto e lançamos juntos o Escorrega o Preço.
Após a Black Friday de 2020, recebemos proposta de aquisição do então CEO do Reclame Aqui, Maurício Vargas, mas ele infelizmente veio a falecer no inicio de 2021. As negociações foram retomadas em abril, porém outra empresa entrou na rodada, essa empresa era a Mosaico S/A, dona do Buscapé e Zoom.
Em maio de 2021, após uma intensa negociação, o Vigia foi vendido e incorporado ao Buscapé. Minha saída da Mosaico ocorreu em dezembro de 2021.
Uzmi Games
No inicio de 2021 eu já me sentia um pouco desgastado, o Vigia era uma empresa que consumia muito tempo e esforço. Depois de alguns anos você começa a sentir o impacto de muito Red Bull e stress. Ainda assim iniciei mais dois projetos em paralelo. O primeiro, não tão glorioso, foi uma fazenda de mineração de criptomoedas. O outro foi um estúdio de desenvolvimento de jogos, a Uzmi Games. A empresa tinha apenas três funcionários e era um hobbie. Em agosto do mesmo ano realizamos a aquisição de um projeto indie e, com isso, incorporamos mais quatro membros à equipe. Por fim o Douglas Mesquita (Rato Borrachudo) se juntou ao time para de fato estruturar a empresa.
E o restante desta história está sendo escrita nesse exato momento =)