Infelizmente os livros de auto ajuda mentiram para você e essa é uma verdade cruel! Eu resolvi fazer esse post porque é uma das coisas que eu mais vejo acontecer: todos querem fama, poder e riqueza, mas ninguém quer a dedicação e as consequências que o dinheiro traz.
Ser muito bom no que faz
A primeira coisa fundamental é entender no que você é bom, não necessariamente no que você gosta de fazer, mas no que você realmente se destaca da maioria. Normalmente é um relacionamento de amor e ódio na sua vida, pelo menos é assim comigo e a programação… Ora passamos 48h acordados, juntos, ora eu não quero ver nem pintada de ouro. Quando você entender isso, e espero que você entenda agora, é hora de se tornar MUITO bom. Dom ou facilidade não vão eliminar o duro trabalho pelos próximos 20 anos para, de fato, você virar um profissional qualificando. E, querendo ou não, você vai ter que treinar todos os dias, até não ter mais forças, para ser alguma coisa além do medíocre. Estar na média está muito distante de ser muito bom. Você vai viver em função disso e, quando sua cabeça não aguentar mais trabalhar, você vai se sentir um merda por que não suporta a pressão, e cada dia sem produzir será uma tortura agonizante. Se você não se sente assim com seu trabalho, me desculpe, mas você está na média. Profissionais de alta performance são como atletas olímpicos.
Network
O segundo pilar nessa equação é cada vez mais criar e manter bons relacionamentos, eliminando todo peso morto. Quem não te agrega em nada, não precisa fazer parte do seu WhatsApp. Relacionamento não é apenas conhecer uma pessoa, mas adquirir o respeito, a confiança. Nenhum investidor vai colocar milhões na sua empresa se não confiar em você. Pare de ser imbecil e achar que a vida é um arco-íris com pôneis e um pote de ouro.
Seja um leão nos negócios
Quando se fala em dinheiro, ninguém é seu amigo. Investidores não fazem caridade, fazem investimentos. Quer boa ação, vai fazer parte de uma ONG. Se você quer andar com os melhores, precisa se tornar um deles. Não tem coragem, nem tenta, por que você vai se decepcionar. Se não for capaz de ser o que precisa, você sempre vai ser EMPREGADO. Você pode aceitar, que dói menos, ou pode encarar a dura rotina de um empresário de tomar uma dúzia de porradas diárias sem desanimar. Sim, você vai fazer terapia, vai tomar muito Red Bull, mas, no final, você vai viver o que todo mundo sonha, mas que poucos têm coragem de correr atrás.
Assuma a responsabilidade
Pare de ficar se lamentando porque você é um fudido e colocando a culpa das merdas que faz nos outros. Ninguém tem culpa de você ser um incompetente, preguiçoso e acomodado. Quer gastar o dinheiro que você não tem para comprar o que você não precisa, só para mostrar para pessoas, que nem se importam com você, o que você não é? Então se foda pagando a porcaria do cartão de crédito em 12x sem reclamar e, na próxima vez, pense duas vezes antes de contrair um dívida. Se você não tem capacidade para cuidar do seu financeiro pessoal, por que teria para cuidar do de uma empresa? Você acha, honestamente, que alguém investiria 1 milhão de reais em quem tem nome sujo no SPC pra comprar um iPhone novo? Em que mundo você vive?
Resiliência e paciência
Nada vai acontecer na hora que você quer ou precisa. As coisas acontecem quando têm que acontecer. Se você não tiver paciência para esperar o tempo certo e acordar todos os dias dando o melhor de si, por mais problemas que possa ter, suas chances de realmente conseguir fazer alguma coisa grande são nulas. É melhor começar a apostar na Mega Sena. Deve ser por isso que os bilionários vão fazer retiro na Índia e viram budistas, sei lá. Essa é a realidade, você pode aceitar ou não, não faz nenhuma diferença para o mundo, ninguém se importa.
Pessoas são pessoas
Empreender, além de tudo, envolve lidar com pessoas de vários tipos, motivações diferentes, algumas mais preparadas, outras vivendo em um sonho. Aprenda a usar o que cada um tem de positivo e elimine rápido os que não estão mais alinhados com seus objetivos. Isso são negócios, não uma creche. Um amigo me contou que, na cultura chinesa, todo ano as empresas demitem os 30% dos funcionários que tiveram o pior desempenho, isso é eliminar os medíocres, afinar a empresa para ter melhores resultados. Manter funcionário acomodado ou que está boicotando o planejamento da empresa é um veneno que vai ter um preço alto. É seu dever manter a saúde da empresa, ou decrete falência e vá trabalhar para quem teve coragem de ser o que você não foi capaz.
Coragem
Ser o melhor, encarar seus concorrentes, lutar contra todo um sistema que foi criando para você não crescer, tudo isso exige muita coragem. Se você tem medo, vai ser consumido por ele, vai contaminar seus funcionários, vai mostrar fraqueza para seus concorrentes e vai falir sua empresa. Confie em si mesmo! Por que alguém confiaria em você, se nem você confia? Sua estrutura emocional precisa ser sólida, integra, inabalável, pelo menos publicamente. Ninguém precisa saber de seus medos, preocupações, deixe isso para seu terapeuta ou escreva um livro de autoajuda sobre como você fracassou… Vai ser muito útil como peso de papel.
Aceite a verdade nua e crua
Eu prefiro gente que falam direto e reto, sem enrolação, pelo menos terá meu respeito. A vida é difícil, a verdade dói, se você não criar escudos e encarar a vida de frente, vai ser sempre um derrotado, vai ficar reclamando com os amigos num boteco “copo sujo”, tomando Skol litrão, falando mal dos playboy passando de BMW com a gatinha no carona, mas na real você só queria ser aquele cara. Eu sei disso, já fui assim, e muita gente que eu conheço ainda é assim, mas ser rico é igual emagrecer: todo mundo sabe o caminho, mas poucos estão dispostos a seguir, até por que é muito mais divertido ficar no sofá vendo Netflix.