Vou falar algumas verdades não ditas sobre coisas que ainda aparecem frequentemente no folclore do mundo das startups. Está perto de completar uma década desde a primeira vez que ouvi sobre esse tema, eu participei dessa onda, estive dentro de uma aceleradora e posso falar por experiência o que eu vi de perto.

Você não é o próximo Bill Gates

Falo com certeza que você não será o próximo Bill Gates. Primeiro de tudo, você muito provavelmente está no Brasil e fala português, mas não só isso: sua mãe não é a Mary Gates, que tem network com o CEO da IBM ou com Warren Buffett, não estamos mais nos anos 80 (feliz ou infelizmente), você provavelmente não estuda em Harvard (cursinho de verão não conta kkkk)… Veja na lista da Forbes quem são os bilionários Brasileiros, 99% deles são banqueiros, o único “Tech Bilionário BR” chama-se Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook. Na real, quem realmente executa não tem tempo para pensar quem será o próximo alguém. Sabendo da realidade de quem você é, e ninguém te conhece mais do que você mesmo, você acredita realmente que a sua ideia é especial? Ou que a sua ideia vale milhões e é tão preciosa que não se deve falar sobre ela, como o nome do Voldemort? (Se não entendeu a referência, vá estudar cultura pop, por favor). Não saia por aí tentando vender a sua ideia de merda para investidores, pois isso vai queimar seu filme. Ideias não valem nada sem serem executadas!

Execução

Vai parecer mentira o que eu vou falar agora, mas se você está em 2022 e ainda acredita nisso, provavelmente você também deve acreditar em Papai Noel. Ok, está preparado? NÃO EXISTE INVESTIDOR DE RISCO NO BRASIL! NÃO VAI CAIR UM ANJO DO CÉU NA SUA STARTUP! Ficou claro? Essa é uma mentira midiática, que inventaram com esse nome bonitinho de anjos e blá blá blá… Pode até ter acontecido nos anos 2000, lá no Vale do Silício (ok, vou deixar um pouco “menos ruim”), mas hoje em dia você não vai conseguir investimento apenas com um slide show bonitinho. Qualquer investidor precisa de números reais para entender os riscos do investimento, se você não criou um piloto e validou sua ideia, esses números não existem. Já vi muito projeto morrer por falta de validação sólida, ou até mesmo de uma analise de riscos mais ampla, e cada mercado possui índices de desempenho (KPIs) mais importantes do que outros, isso você precisa entender bem.

Eu não vou ficar aqui falando todas as bullshits de livro de auto-ajuda de startups que você já conhece. Inclusive, pare de contar mentiras para si mesmo sobre o porquê da sua ideia não sair do papel. Não tem dinheiro? Faça você mesmo! Não tem tempo? Arrume! Não tem conhecimento? Estude! É tão simples quanto emagrecer, você sabe todos os passos, só precisa começar a fazer: ficar na frente da TV vendo Netflix, comendo sorvete com batata frita, não vai ajudar a mudar essa realidade.

Ter a ideia não te torna o CEO

Por que caralhos você acha que ter uma ideia automaticamente te dá super poderes para ser CEO de alguma coisa? Você acha que é igual à Matrix, que vão colocar um cartucho no seu cérebro e todas as informações necessárias para ser um bom CEO vão ser baixadas? Saiba suas limitações e, assim que possível, arrume um CEO de verdade ou estude igual um filho da puta para aprender a administrar seu negócio. Comece por contabilidade, financeiro, jurídico, gestão de pessoas, liderança, ciclos de mercado, conhecendo a fundo seu mercado, fazendo network, análise de concorrentes, e por ai vai. Eu particularmente não gosto muito de ser CEO, eu gosto de máquinas, lidar com pessoas é um tanto quanto desgastantes. Você precisa ter sangue de barata às vezes e lidar com pessoas detestáveis, com egos gigantescos, e parecer o cara mais natural e simpático do mundo, falar meias verdades, já que ninguém quer ouvir a verdade nua e crua na cara. O mundo anda muito fragilzinho e, ao mesmo tempo, você precisa agir como uma mãe defendendo os filhos contra o ataque do mercado. E sim, você vai sofrer, mesmo que indiretamente, ataques o tempo todo, não seja ingênuo achando que você vai entrar em um mercado e vai ser recebido de braços abertos.

Inovar da muito trabalho

Pare de querer ser o diferentão, que vai “criar um modelo novo disruptivo, milionário e blá blá blá”. Criar um novo mercado do zero dá muito trabalho e suas chances de sobrevivência são baixas, pois você terá o trabalho de capinar o caminho e, muitas vezes, o mercado sequer está preparado para sua ideia revolucionária. Veja o Bitcoin: demorou décadas para se popularizar, mesmo sendo a ideia mais revolucionárias desde a criação da Web, pelo menos no meu ponto de vista. Então, amigo, pegue um modelo que deu certo e que tem espaço para a entrada de um novo concorrente e seja melhor em alguma coisa. Veja o caso da Nubank, o modelo de banco já existia, cartão de crédito, idem, o mercado, de certa forma, já estava ocupado por bancos bilionários. Então ele pegou tudo que ninguém gostava dessa experiência e cortaram: as agências, os gerentes, as tarifas, o empurra-empurra de serviços desnecessários, etc., e hoje é um dos maiores bancos da América Latina, com valor de mercado de US$25 bilhões. No meu caso, quando montei o Vigia de Preço, o modelo de comparadores de preço já existia há pelo menos 20 anos, para alguns o mercado já havia até morrido no mundo, porém, diferente do que se pensa, a empresa nasceu para ser um hub de tecnologia, provendo sistemas e ferramentas para marcas consolidadas montarem seus próprios comparadores no formato Whitelabel e, assim, tivemos parceiros como Tecnoblog, Skoob, Reclame Aqui, entre outros. Criar uma marca dá muito trabalho, porém criar tecnologia também, então é melhor cada um ficar no seu quadrado, não é mesmo? Acho imbecilidade das empresas grandes acharem que tem competência para ter todas as áreas internas, quem nasceu para ser loja de geladeira nunca vai ser uma Software House de qualidade, isso é bullshit.

Entenda o que quer dizer ESCALÁVEL

A grande mágica da tecnologia é justamente ser um dos poucos mercados do mundo que tem a possibilidade dos custos operacionais não aumentarem proporcionalmente à demanda. Pense em uma fabricação industrial, qualquer que seja. Aumente a demanda e será necessário dobrar turnos, comprar mais equipamentos, aumentar logística, contratar pessoas. Um site, quando bem feito, não precisa de nenhum ajuste, tenha ele um ou um milhão de usuários, no máximo vai aumentar um pouco seu custo de servidor, mas conheço sites com milhões de acessos mensais, que custam $40 por mês de infra.

Se você possui processos comerciais presenciais, que demoram meses para fechar um cliente, você não é escalável. Se possui implementações complexas com seus parceiros, você não é escalável. Se precisa de treinamentos complexos, você não é escalável. Se não possui métodos de compra automático direto no seu site, VOCÊ NÃO É ESCALAVELLLLLLL!!! E posso listar mais uma porrada de itens que fazem seu negocio não ser escalável. Logo, o melhor fator de ser uma “tech” você simplesmente não utiliza. Procure formas de alterar seus processos e se tornar cada vez mais automático e escalável.

Aviso final

Pare de procrastinar procurando soluções milagrosas e faça sua ideia acontecer. Mas, se virar o próximo Bill Gates, lembre que eu te dei esse tapa na cara para acordar =)