A ideia de descentralizar a web vai muito além de Blockchains e Smart Contracts. Existem dezenas de outros projetos sendo desenvolvidos fora do habitat cripto, por isso acho simplista resumir Web3 como um ecossistema de criptomoedas. Elas fazem parte, com certeza, mas há muita coisa ainda por vir.

Projeto IPFS

Conheci o projeto em 2021, quando comecei a criar minhas primeiras NFTs, pois vários projetos utilizam o IPFS para armazenamento de metadados e, assim, me dei conta de que a Web está para ser mudada para sempre em sua forma de existir. A era da imutabilidade e descentralização de tudo está só começando, mas vamos ter que “separar o joio do trigo” em breve, se tais projetos realmente são descentralizados ou não.

O conceito do IPFS é relativamente simples: utilizar qualquer computador no mundo para ser um Node de armazenamento parcial ou completo, de forma anônima. Nessa rede você recebe em envia partes ou arquivos inteiros P2P de forma anônima e descentralizada, primeiro para garantir que, mesmo que seu Node seja desligado, os arquivos continuem disponíveis na rede e, segundo, para garantir a imutabilidade do conteúdo já que, uma vez publicado, não pode ser alterado, apenas replicado.

Ao submeter um arquivo qualquer à rede IPFS, é gerado um link permanente. A rede fica responsável por processar e espalhar esse arquivo em vários Nodes pelo mundo. O próximo passo é a distribuição global para otimizar performance dos acessos, como uma espécie de CDN.

Mas as ambições do projeto vão muito além de simplesmente descentralizar os arquivos e tornar a web mais eficiente e barata, eles querem superar o HTTP para construir uma internet 100% descentralizada, imutável e livre.

Filecoin

Acima do IPFS existe o projeto Filecoin, que utiliza a rede de descentralização de arquivos para tornar qualquer computador no mundo uma potencial CDN ou storage temporário, assim a web não fica refém de grandes DataCenters corporativos, regulados por legislações locais, engessados e caros.

A capilaridade desse tipo de serviço pode aumentar consideravelmente a disponibilidade de serviços web, reduzir os custos das operações e ainda garantir que nenhuma ação estatal irá desligar, mesmo que temporariamente, o serviço.

Por outro lado, a estrada é longa até que o projeto tenha Nodes suficientes para se sobrepor às infraestruturas dos grandes DataCenters e o mercado de criptomoedas precisa urgentemente passar por uma limpeza para filtrar os bons projetos das fraudes. Particularmente, eu acredito nesses projetos e tenho Nodes tanto de IPFS quanto de Filecoin.