Hoje eu vou dar algumas dicas para você não ser demitido da empresa em que você está trabalhando.

Seja o diferencial em sua profissão

A primeira dica que eu vou dar para vocês é: seja necessário! O que é que eu quero dizer com isso? Faça o que ninguém sabe fazer, ou o que poucas pessoas sabem fazer. Se torne importante dentro do processo, essa parte é fundamental para você se manter relevante dentro do ecossistema de uma empresa. Os funcionários que não são tão importantes para o processo da empresa funcionar são facilmente demissíveis, por assim dizer. Então normalmente, quando há uma demissão em massa ou precisam reduzir os custos, as pessoas que são importantes e fundamentais ao processo da empresa, ao andamento da empresa, vão permanecer contratadas e as que não são tão importantes assim vão ser demitidas. Então seja o que ninguém quer ser.

Tenha um bom relacionamento

Segunda dica: Tenha um bom relacionamento com todos os colaboradores da empresa. Sempre esteja disposto a ajudar seu colega de trabalha, a se colocar a frente para poder ajudar quando necessário, a dar opinião, mesmo que não seja sua área, para melhorar o ecossistema, a comunicação ou qualquer outra coisa que seja porque, quando você ajuda alguém de outra área, a tendência é que essa pessoa vá passar isso adiante, falando bem da sua postura de se propor a ajudar. Por isso é super importante para você ter um bom relacionamento interpessoal dentro da empresa.

Tenha disciplina e seja profissional

A dica número 3 parece óbvia, mas eu tenho que falar isso: entrege a porra das suas tarefas no tempo que você combinou. Se você combinou com alguém de entregar alguma tarefa numa determinada data, mesmo que você tenha que virar a madrugada, mesmo que você tenha que perder o final de semana, ENTREGUE! Se você acha que o prazo você combinou não está compatível, que está demandando mais tempo do que você estimou, chame seu gestou ou a pessoa com quem você combinou e fale que não vai conseguir entregar na data, explique seus motivos e que sejam motivos sólidos. Não coloque problemas pessoais no meio do processo e faça o máximo de esforço pra entregar tudo que você prometeu.

Divida seus problemas pessoais dos profissionais

A quarta dica é extremamente importante: Divida os problemas pessoais dos problemas na empresa. Eu sei que esse é o maior problema do ser humano, as pessoas não conseguem dividir a vida pessoal do trabalho. Às vezes você brigou na sua casa com a sua esposa ou com o seu marido, aí você chega na trabalho insuportável, dando patada nas pessoas, destratando todo mundo e por aí vai. As pessoas que estão trabalhando com você não têm nada com relação aos seus problemas e, assim como você não gosta quando alguém te destrata porque está puto por qualquer motivo que seja, as pessoas também não gostam que você destrate elas pelos seus problemas , ninguém tem nada a ver com isso. Os problemas são seus, você que tem que resolver e ninguém precisa ser destratado por causa disso. Então não leve problema pessoal para dentro da empresa, por mais que seja difícil, mas tente ao máximo separar as coisas

Dê o seu melhor em tudo

A dica número cinco também é uma parada que aparece óbvia, mas que pouca gente faz: Faça mais do que estão te pedindo para fazer. Isso é bem simples. Se estão te pedindo para fazer um negócio, faça aquilo que estão te pedindo e mais um pouco. Se você não concorda com aquilo que te mandaram fazer, faça o que te pediram, do jeito que te pediram, e faça uma alternativa pra mostrar as possibilidades. Isso vai mostrar pras pessoas que você que está disposto a se entregar muito mais do que só o que estão te demandando. E foi assim que eu cresci na minha vida profissional, eu sempre fiz mais do que as pessoas estavam esperando, seja fazendo mais rápido, seja fazendo melhor ou seja mostrando opções às formas de fazer aquilo que me foi demandado. E pode ser das coisas mais simples às mais complexas. Sempre que você fizer mais você vai ter, mais cedo ou mais tarde, reconhecimento. E se as pessoas com quem você está trabalhando não reconhecem seu esforço, vá procurar coisa melhor.

Não faça leilão de salários

Dica número 6: não faça, em nenhuma hipótese, leilão de salários. Não procure emprego em outro lugar só para vir negociar com seu chefe, falando que alguém está te oferecendo um salário maior. Sempre que alguém vem fazer isso comigo, eu falo uma frase simples: Fique à vontade para ir trabalhar nesse outro lugar que está te oferecendo mais. Porque, se você está trabalhando comigo simplesmente pelo dinheiro e se você tem livre arbítrio para poder chegar até mim e pedir um aumento, para que você precisa fazer entrevista em outro lugar para você poder negociar um salário maior? É simplesmente porque você está procurando outro emprego, você não está satisfeito com o que você já tem. Porque se você tiver satisfeito de estar trabalhando comigo, você vai chegar e falar que o salário que você está recebendo não está atendendo às suas necessidades e se há a possibilidade de aumentar. Eu sempre sou muito claro e, se houver a possibilidade, eu falo OK, vamos rever o seu salário. Se não tenho possibilidades, eu falo que não tenho como eu cobrir, sinta-se a vontade pra ir pra outro lugar, caso ache e seja necessário, ou até mesmo para pegar um freelance pra complementar essa renda extra que você está precisando, por qualquer motivo que seja. E isso é extremamente importante porque muita gente pensa igual a mim, que odeia quem faz leilão de salários. Eu não faço leilão de salários, nunca fiz e não aceito que façam. Qualquer pessoa que trabalha pra mim e vem fazer esse leilão, eu mando embora.

Se não estiver satisfeito, peça demissão

A última dica também é extremamente importante: Se você não está mais a fim de trabalhar em uma empresa, VÁ EMBORA! PEÇA DEMISSÃO! Não fique arrastando o trabalho em uma empresa onde você não quer trabalhar, porque você vai entregar um trabalho de merda e você vai ser demitido. Pode ser rápido ou pode demorar, mas mais cedo ou mais tarde você vai ser demitido. Então é muito mais legal pra sua imagem você ser honesto consigo, com seu gestor e com a empresa como um todo, e pedir pra ir embora. Peça a sua demissão. Chega pro seu chefe e fala que você não está se sentindo bem trabalhando lá, que você quer trabalhar em outro lugar, seja pelos desafios, seja pela remuneração que é melhor. Seja honesto com as pessoas. Odeio pessoas que ficam trabalhando de má vontade. Odeio. Toda vez que eu vejo uma pessoa trabalhando de má vontade, me dá vontade de apertar o pescoço dela, porque eu estou perdendo meu tempo e o dinheiro da empresa, que poderia estar pagando um profissional que estaria trabalhando melhor, que estaria entregando mais resultados, pra manter aquela “figura” ali, sem a mínima vontade de trabalhar. Então faça um favor pra todo mundo, e isso eu boto no manual de cultura de todas as minhas empresas, peça demissão, VÁ EMBORA, seja feliz aonde você quiser, mas não fique enrolando, simplesmente gastando o dinheiro da empresa, por que isso é falta de caráter.

No vídeo abaixo eu falo sobre essas dicas:

É isso, galera. Até a próxima.