Continuando o post anterior, onde eu contei que montei um sistema para monitorar a veiculações de propaganda eleitoral em emissoras de rádio, eu decidi deixar o sistema rodando aqui durante algumas horas e consegui chegar um relatório preliminar bem básico dessa análise que foi feita. Para quem não leu o post onde eu explico sobre o sistema de monitoramento, eu vou deixar o link aqui para vocês conseguirem ler e entender do que eu estou falando:

A partir dos dados coletados, eu fiz um relatório preliminar, bastante básico, das horas que eu consegui monitorar. Como dito no post anterior, eu utilizei a ferramenta Deepgram para fazer a transcrição dos áudios para texto e, a partir desses textos, eu fiz uma análise do conteúdo, linha a linha, para verificar se continham os trechos que estavam sendo utilizados nas peças publicitárias. Essa análise foi feita em 27 rádios aleatórias, que eu peguei dentro do TuneIn, são emissoras tanto AM como FM, em vários estados e cidades diferentes. Eu peguei alguns termos que apareciam com frequência, coloquei em uma tabela mostrando quais são esses trechos e gerei um script para ler todos esses textos procurando esses termos, colocando data, hora e qual a rádio que fez essa veiculação.

“Lula é salário mínimo forte e aumento acima”Candidato 13 – Luiz Inacio Lula da Silva
“Fala presidente Lula”Candidato 13 – Luiz Inacio Lula da Silva
“Agora é Lula”Candidato 13 – Luiz Inacio Lula da Silva
“O Lula Brasil dois mil e vinte e três”Candidato 13 – Luiz Inacio Lula da Silva
“com Bolsonaro vai piorar”Candidato 13 – Luiz Inacio Lula da Silva
“Bolsonaro nunca deu e nem vai dar aumento real”Candidato 13 – Luiz Inacio Lula da Silva
“Bolsonaro anunciou o fim dos reajustes pela inflação”Candidato 13 – Luiz Inacio Lula da Silva
“corrupção no governo Lula”Candidato 22 – Jair Messias Bolsonaro
“Lula e da Dilma mandaram o dinheiro dos”Candidato 22 – Jair Messias Bolsonaro
“Bolsonaro vai aumentar acima”Candidato 22 – Jair Messias Bolsonaro
“Bolsonaro vinte e dois”Candidato 22 – Jair Messias Bolsonaro
“Neste domingo vinte e dois pelo bem do Brasil”Candidato 22 – Jair Messias Bolsonaro

E aí eu cheguei ao seguinte resultado: o total de inserções que eu detectei pelo sistema, 55% do material veiculado foi da campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, 13, sendo um total de 128 inserções, e 102 inserções para o candidato Jair Messias Bolsonaro, 22.

Eu também fiz uma contabilização de quantas vezes o nome de cada candidato é citado nessas rádios. O candidato Lula foi citado 987 vezes, enquanto o candidato Bolsonaro foi citado 844 vezes.

O ideal seria fazer essa análise em uma quantidade maior de rádios, mas, como o Deepgram é um sistema pago, que custa caro, se eu colocasse muitas rádios, teria que desembolsar um valor muito alto e, como a auditoria está sendo feita de forma 100% independente, não tem recursos para pagar o sistema para tamanho volume de emissoras de rádio. Mas uma coisa me chamou a atenção: 2 rádios em especifico, a Rádio Clube AM de Palmas – TO, e a Rádio Timbira AM, de São Luiz – MA, que estavam entre as rádios selecionadas, tiveram 100% das inserções de propaganda veiculadas para o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, e nenhuma para o candidato Bolsonaro. Parece-me que as rádios AM estão tendo uma veiculação maior para um dos candidatos. Novamente, essa é uma analise preliminar dos dados, com uma amostragem pequena, seria necessário fazer uma análise macro, aumentar a quantidade de rádios e fazer essa análise por mais dias para poder chegar num relatório final afirmando se isso de fato aconteceu, porque isso é muito sério. Se realmente isso está acontecendo, é uma prova de que pode estar havendo esse boicote contra um dos candidatos.

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Os relatórios de todas as auditorias estão disponíveis em: https://drive.google.com/drive/folders/1iLb2yIXt5ZC8bVbZN5b3H7dOxEVQ2aTE

Todos os dados coletados e scripts utilizados para essas análises podem ser encontrados em: https://github.com/andrehrferreira/auditoriaradios

Este post foi criado a partido do conteúdo do vídeo “Auditoria preliminar de veiculação de propagandas eleitorais em Rádios”: