São muitos temas correlacionados, vamos tentar entender melhor o que causou uma grande queda no mercado cripto. Obviamente, existem fatores macroeconômicos que estão envolvidos, mas também há outros elementos que intensificaram as quedas.

Efeitos macroeconômicos

Como gosto de deixar claro, não sou economista. Por isso vou fazer uma análise geral e, caso você tenha interesse em aprofundar no assunto, recomendo canais como do Fernando Ulrich.

O aumento das taxas de juros que tem ocorrido nos últimos meses com intuito de tentar controlar a inflação gerada pela grande injeção de liquidez mundial por conta da pandemia, vem impactando não só o mercado de criptomoedas, mas também bolsas de valores, setores imobiliários, entre outros. Parte desse problema se deve à fuga de capital em investimentos de maior risco e instabilidade para aplicações mais “seguras”, já que as taxas de juros estão altas, sendo assim temos menos liquidez nos mercados de investimento no geral.

Além disso, o mercado Tech tem um “plus”, já que boa parte das empresas, até mesmo algumas listadas em bolsa, apresentavam resultados negativos, reinvestindo seus lucros em crescimento acelerado de curto prazo e, finalmente, a conta chegou. Demissões em massa e reestruturação para modelos mais sustentáveis. Particularmente acredito que essas demissões ainda vão continuar e, possivelmente, até se intensificar, eliminando toda massa morta das empresas. Como citei em meu post sobre demissões em massa, não estou me referindo à competência ou qualificação dos profissionais e sim da necessidade deles dentro dessa empresas. Vou deixar fixado o post.

Alavancagem

Para quem não está familiarizado com o termo, no mercado de capitais, seja na bolsa de valores, Exchanges ou até mesmo DiFi, temos a possibilidade de “apostar” na alta ou queda de um ativo. Particularmente, eu não gosto muito do mercado de alavancagem pelo risco extremo de perder 100% do capital investido em margens de negociação e mecanismos de auto defesa, os chamados Stop Loss das corretoras, que são acionados automaticamente quando o dinheiro investido simplesmente vira pó perante a operação.

Stop Loss

Na prática, o Stop Loss é uma ferramenta muito útil, automatizada para vender seus ativos em momento que quedas. Programadas pelos proprietários dos ativos para evitar grandes perdas, esta mesma ferramenta pode ser utilizada pelas corretoras para sair da posição de uma alavancagem quando suas margens são consumidas. Mas, perceba que, por ser automática e pelo fato único do mercado de criptomoedas ter operação 24h por dia, 7 dias por semana, diferentemente das bolsas de valores, pode ocorre um início de queda acentuado na madrugada do domingo, que vai puxar uma série de Stop Loss e jogar os ativos para baixo de uma forma mais acentuada.

Existem até grandes “baleias” do mercado que utilizam essa premissa para especular o mercado, “stopando” uma grande quantidade de “sardinhas” que usam Stop Loss de uma maneira mais “conservadora”, principalmente para quem opera criptomoedas seguindo orientações de “gurus”, essa prática é bem recorrente.

Medo do mercado, UST, Celsius e pausa de saque de BTC na Binance

Além de tudo que já falamos, alta na taxa de juros, inflação, insegurança macroeconômica, guerra, riscos de calotes e muita gente alavancada, ainda tivemos o episódio recente do derretimento do Terra Luna e UST, com a consequente retomada de discussão de vários governos sobre a regulamentação das stablecoins. Ontem o projeto Celsius travou os saques de seus usuários, fazendo o mercado acreditar que poderia ser a próxima UST, a moeda caiu 60%.

Protocolo Celsius trava saques de usuários e token desaba 60%

Bitcoin despenca com fuga de ativos de risco e colapso da Celsius

Acredito que, para tentar segurar um pouco o estouro da manada, a Binance bloqueou o saque de Bitcoins no mesmo dia:

Binance suspende saques de bitcoins em meio a colapso de ativos digitais

Inverno cripto: Após “curralito” da Binance e Celsius, aumenta a tensão no mercado

Particularmente, eu acredito que, assim como está ocorrendo uma limpa de empresas que não são sustentáveis no mercado Tech, projetos com problemas estruturais não irão sobreviver ao bear market, pois a quantidade de capital de risco caiu brutalmente de 2020 para cá. Sendo assim, até mesmo projeto mais sólidos como o Ethereum vem sofrendo bastante, principalmente pela quebra de confiança de parte do mercado com a migração para PoS, tema que já foi amplamente comentado aqui.

Conclusão

Estamos em um momento de instabilidade e inflação mundial, os investidores têm tentado reduzir perdas e proteger patrimônio, movendo seus investimentos para aplicações de renda fixa baseadas nas novas taxas de juros. Sem capital de risco, os projetos menos estruturados ou com perda de confiança do mercado estão cada vez mais quebrando e esse movimento vai continuar. Caso você seja um investidor do mercado de criptomoedas, acredito ser saudável repensar sua estratégia para ativos mais sólidos como o Bitcoin e USDC, invés de permanecer alocado em altcoins, shitcoins ou projetinhos de Play-to-Earn. Obviamente, isso não é uma recomendação de compra, só uma opinião pessoal, até mesmo por que, se você perder todo seu dinheiro ou ganhar milhões, não vai fazer diferença nenhuma na minha vida.