Você pode até ficar puto com que eu vou falar agora, mas Agile, Scrum e Kanban não vão resolver o problema se sua equipe é ruim.
Não confunda
É uma coisa que as pessoas confundem, mas utilizar essas metodologias ágeis, que vem das grandes empresas que utilizam vários mecanismos diferentes para poder fazer gestão de equipes gigantescas, como as do Spotify e da Netflix, não vão resolver os problemas da sua equipe. Toda equipe precisa entender seu próprio modo de funcionar, de acordo com a situação da empresa naquele momento. Então, antes de quer usar Scrum, Kanban, Agile, usar Trello, escrever no bloco de notas, fazer to do list, etc., você tem que pensar que a melhor forma para se trabalhar é aquela que gera resultados, independente de qual modelo você está usando.
Se a gente for voltar um pouco na história e começar a analisar de onde se originaram esses modelos de agilidade e produtividade, muita gente se lembra do modelo da Toyota, o Lean, que depois virou o Lean Startup, e por aí vai. Mas se for tentar implementar 100% de qualquer modelo ágil dentro da sua empresa, você pode cometer o erro de trazer uma série de burocracias que sua equipe não está preparada para lidar. Modelos, como o Agile ou qualquer outro, são preparados para um tipo específico de empresa, que nem sempre coincide com a realidade da sua empresa está naquele momento. E como é que a gente pode resolver essa situação?
Entenda sua empresa e sua equipe
Primeiro a gente precisa ter uma ideia clara de em qual momento a empresa está, entender em que nível de maturidade está sua equipe, se a sua equipe está conseguindo trabalhar em pequenos grupos ou se ainda tem uma co-dependência é muito grande entre seus colaboradores, se esses colaboradores conseguem tocar projetos independentes ou não. Se você tem uma co-dependência muito grande na sua equipe, principalmente das pessoas que estão há mais tempo na empresa, tem alguma coisa de errada. Nas minhas empresas eu faço muito esse exercício de tentar delegar ao máximo aos funcionários a responsabilidade para tomar decisões e para poder seguir um fluxo de trabalho, independente de qual seja. Eu nunca obrigo na minha empresa os meus funcionários a seguirem um modelo específico, acredito que a empresa precisa criar seu próprio modelo, vamos dizer assim. O Agile serve como um roteiro de coisas que são importantes. Tem pontos específicos do Agile o que eu acho super interessantes, que é a parte de você estar sempre gerando novas atualizações de forma frequente, para você testar rápido, errar rápido e corrigir rápido. Esses são ciclos que acontecem dentro do processo ágil que eu acho interessante, mas talvez a sua empresa não esteja preparada para ter toda a infraestrutura que o Agile demanda, como ter P.O., ter toda aquela hierarquia que precisa para você ter o sistema do Agile 100% implementado.
Outra coisa que também que é super importante de se entender desse processo é que, para qualquer modelo dar certo numa empresa, você precisa, necessariamente, de uma colaboração unânime de todos os seus colaboradores. Se você tem um funcionário que não está querendo seguir aqueles processos, já não vai funcionar direito, porque vai ter um gargalo em algum ponto. Acho que, mais do que tentar implementar na plenitude qualquer tipo de modelo de agilidade que vai fazer sua empresa performar melhor, você precisa entender onde ficam de fato os gargalos.
Principais problemas
Eu vou falar onde são os pontos onde eu mais vejo tendo problemas: o primeiro ponto, que eu acho que é o mais importante e você pode estar errando aí na sua empresa, é na contratação. Se você delega para um RH a contratação, por exemplo, de uma equipe técnica, provavelmente, tirando caso de extrema exceção, você não vai ter uma boa seleção de profissionais. Selecionar programadores, designers e afins usando os mesmos métodos que se usa normalmente para contratar pessoal de assistência ou contratar uma copeira, você vai estar errando num princípio básico, que é só olhar o comportamental. Provavelmente o RH vai olhar muito para essa questão do comportamento ou talvez históricos passados de trabalhos que aquela pessoa pode ou não ter realizado. O ponto todo que a gente precisa entender é se fato aquilo que está sendo passado no currículo se refere em competências para executar aquela tarefa que está sendo demandada.
O segundo ponto que eu acho super importante é que, ao identificar que se tem um funcionário que não está dentro dos parâmetros que você considera aceitáveis para exercer aqueles tipos de função, corte logo! Não fique perdendo muito tempo tentando esperar a pessoa se adaptar. As pessoas não mudam. Então, se a pessoa se mostra de um jeito que não é compatível com como a empresa precisa trabalhar, você precisa eliminar e contratar outra pessoa que vai ser mais compatíveis para aquela vaga.
Terceiro ponto: você precisa ter uma cultura bem forte dentro da empresa. Cultura, entenda, não é só escrever um PDF bonito e passar para sua equipe. São preceitos básicos que você precisa passar desde o dia 1 para o seu primeiro funcionário e esse funcionário precisa entender os conceitos e passar adiante. Se você tiver um problema de transmissão de informação no meio do processo, você corre o risco daquele manual de cultura não servir para nada. Logo, a visão e os valores da empresa não vão ser compartilhados entre todos os membros da empresa.
Um amigo me contou que na cultura chinesa todo ano as empresas mandam embora 30% das pessoas que tiveram pior desempenho porque a tendência é que, em longo prazo, essa empresa vá cada vez mais refinando a sua equipe, porque só vão ficar os melhores e você elimina os não estão dando resultado. Eu acho até uma boa prática, inteligente. Outro amigo meu uma vez me falou que todo ano ele começava fazendo uma limpa na equipe, justamente para conseguir eliminar qualquer um que estivesse dando problema no processo. Eu acho importante você fazer uma reavaliação da sua equipe de tempos em tempos, para conseguir filtrar os bons dos ruins e sempre tentar manter a excelência dentro da sua equipe. Isso ajudar bastante, independente do modelo que você estiver usando.
Demissões em massa
Como a gente viu recentemente, muitos Startups estão fazendo demissões em massa, mas por que isso acontece? No meu ponto de vista, acontece porque estavam tendo contratações sem precisar nessas grandes empresas. As empresas listadas em bolsa, se você não sabe, têm uma meta interna de contratação. Então muita das vezes as demissões não acontecem por que os profissionais que estão ali não têm competência ou coisa do tipo, pode ser que sim, pode ser que não, mas muito provavelmente essas demissões ocorrem por que esses profissionais não têm uma utilidade prática dentro da empresa ou o custo desse funcionário não esta valendo a pena para empresa. E aí, ao primeiro sinal de problema o que empresa faz? Demite. Quando ela demite, demite em massa, porque a gente está passando por um momento em que o capital de risco sumiu do mercado, ninguém está investindo, principalmente em empresas de Startup que tem alto nível de risco, com isso toda massa morta, vamos dizer assim, da empresa precisa ser eliminada para tentar equilibrar os custos.
Então se você passou por uma demissão recentemente, não fique triste por isso porque provavelmente a culpa não foi sua, ou pode até ser que seja, não sei, não conheço todo mundo quer saber. Mas isso é um fator que sempre acontece em grandes empresas que têm fluxo de caixa negativo. Então, se você é profissional da área de TI, meu conselho é, antes de tentar entrar numa Big Tech dessas ou numa dessas empresas moderninhas em que todo mundo quer trabalhar, verifique como é que está o que é o cashflow da empresa. Se a empresa está queimando caixa para fazer investimento de aceleração o mais rápido possível, você corre o risco de, em um momento de crise como que a gente está passando agora, ser demitido.
Vou deixar linkado o vídeo em que falo desse assunto.