Mais um conceito dos livros de auto ajuda que cai por terra: o de que, se trabalhar duro, você vai ficar podre de rico. Os pedreiros trabalham duro e, nem por isso, você os vê andando de Ferrari. Não estou falando que para ganhar dinheiro não precisa de trabalho duro e sim que, para ganhar dinheiro, precisa pensar em dinheiro, não em trabalho. Parece simples e realmente é simples.
Mude sua cabeça
Erro comum e que eu mesmo cometo à vezes, é pensar em projetos e empresas como conceitos, negligenciando uma questão fundamental: empresas são criadas para dar lucro, se não, são ONGs de caridade. Sendo o objetivo da empresa gerar lucro, por que caralhos você pensa em investir na ideia antes de pensar em como rentabilizar? O modelo de receita deve ser pensando e validado antes de começar a investir e estruturar uma empresa de fato. Vou fundamentar essa afirmação comparando duas de minhas empresas, como elas foram idealizadas e por que uma foi vendida por milhões e a outra está sofrendo uma reestruturação drástica.
Empresa 1: Vigia de Preço (foco 100% em gerar receita)
Em 2017, depois de falir e dever muito dinheiro, eu precisava montar um negócio que me desse muito dinheiro, primeiro para pagar minha dividas e segundo para consolidar uma estrutura financeira pessoal, então todas as decisões tomadas na empresa tinha um único objetivo: gerar mais receita. Os esforços e investimentos eram aplicados em melhorar nosso comercial, ter contratos melhores, comissões maiores, espremer margens de intermediários, parceiros grandes com volume e branding consolidado, muitas vezes até priorizar alguns parceiros que davam melhores condições comerciais. Criar tecnologia e inovação foi 10% do processo, se muito.
Perceba que o foco na receita fez o crescimento ser exponencial e contínuo até a venda da empresa. É claro que houve variação na receita ao longo do processo, mas rapidamente a equipe procurava meios para tapar sangrias, reduzir custos e equilibrar as contas, dava mais trabalho manter o equilíbrio financeiro e criar novas fontes de receita frequentes do que propriamente codificar o sistema. Manter o financeiro saudável é uma tarefa muito árdua e diária, de um dia para o outro sua fonte de receita mensal pode secar e sua empresa falir, mas, quando bem estruturada, gera valores gigantescos de dinheiro em pouco tempo e não requer grandes inovações.
Empresa 2: Uzmi Games (Foco em desenvolver grandes produtos)
Em 2021 eu fundei a Uzmi Games, que atualmente administro. O foco real para criação da empresa foi desenvolver grandes produções de games, ser referência em desenvolvimento no Brasil de produtos de alta qualidade, porém sem uma clara visão de monetização. Todo o investimento foi feito por meios próprios e sem receita por mais de um ano de funcionamento, por esse motivo o escopo se estendeu demais. Modelos possíveis de receita foram testados e não tiveram resultados satisfatórios para estabilizar os custos da empresa, o famoso Breakeven, levedo à necessidade de investimentos de terceiros e consequente perda de autonomia. Não que isso seja um problema, mas hoje estamos reestruturando a empresa, o que levou à demissão de 90% dos colaboradores, para reavaliar operacionalmente o negócio.
Por não pensar em dinheiro, as decisões estratégicas da equipe cada dia mais beiravam a surrealidade, ao ponto de proporem recriar todo core do projeto principal, o que demandaria pelo menos seis meses e mais investimento na casa dos milhares de Reais, sendo que a empresa continuaria sem receita nesse período. É muito querer pivotar sem precisar arcar com os custos, por isso não fazia o mínimo de sentido manter a operação como estava, essa falta de preocupação já tinha contaminado todo negócio e manter essa cultura era nociva a qualquer mudança necessária para manter a empresa viva.
Separe Hobbies de Negócios
A maior ilusão do mundo é achar que é possível conciliar o que você gosta com decisões assertivas de negócios. Montar um negócio de sucesso exige um desapego enorme do produto, ao ponto de que vender sua empresa, caso necessário, não seja um problema. A entrada de investidores pode ser uma grande tortura para quem cria um negocio, pois certamente decisões serão tomadas visando potencializar os lucros, afinal, como já falei em outros posts, investidores têm o único objetivo de sair com mais dinheiro do que entraram, logo, faz total sentido focar em resultados.
Se quiser ter o prazer de fazer um projeto que não tem foco em ganhar dinheiro, leve como um hobbie: vai te fazer bem, não tem pressão, não tem stress, faz no seu tempo e seja feliz… Vai montar um empresa, É TIRO, PORRADA E BOMBA!