Hoje a gente vai falar por que o TikTok é a melhor opção atualmente para quem está começando na área de influenciador. A minha análise vem complementar um post que eu fiz recentemente sobre como é que funciona o algoritmo do YouTube, que eu vou deixar linkado no final.

Eu tenho estudado aqui as APIs do YouTube, para um sistema que eu estou fazendo junto com o Douglas [Mesquita], e quanto eu falo sobre o algoritmo, o que ficou claro nessa analise é que o YouTube prioriza canais que dão mais rentabilidade para ele, que seguem as diretrizes internas da plataforma. Como ninguém tem livre acesso ao algoritmo, existem apenas suposições com relação a essas métricas, mas os canais grandes também recebem recomendações de como o conteúdo deve ser para engajar melhor dentro da plataforma.

Se você é pequeno e está apenas começando nesse mundo de influenciador, o TikTok é uma melhor opção atualmente por uma questão fundamental dessa história: as notificações. Todo conteúdo novo que é gerado por algum influenciador precisa ser notificado porque a maioria dos usuários normalmente não tem o comportamento ativo de ir até as plataformas para poder verificar se há novos conteúdos. Eu mesmo não tenho o comportamento ativo de ficar procurando novidades dos conteúdos que eu consumo, mas como eu estou trabalhando em cima de uma plataforma de notificação, o EhNosso, essa plataforma tem me notificado sobre as novidades dos canais que eu sigo, e isso tem me deixado muito mais ativo com relação aos conteúdos novos. Como eu recebo notificação de tudo que está acontecendo no meu celular ou no meu computador, eu acabo clicando para ver o vídeo e esse comportamento tem mudado a minha forma de interagir com esses canais que, antes, eu não recebia as notificações. Se eu não recebo as notificações do YouTube, aqueles canais que eu sigo eu não recebem meus views.

E, quando o YouTube segrega e segmenta quem vai ser notificado de acordo com o quanto de engajamento que aquele usuário está tendo dentro de um canal e, consequentemente, quanto de dinheiro em ads que está gerando, ele acaba limitando a um nicho bem pequeno a propagação de notificações, seja por email, por push notification. O que acaba acontecendo, que é a reclamação de 99% dos influenciadores que criam conteúdos, é que o YouTube não entrega notificação para todos os subs. De fato, isso acontece porque não é financeiramente viável ficar notificando todo mundo, além do esforço, mandar notificação pra uma grande quantidade de pessoas requer uma estrutura igualmente grande.

O TikTok, de todas as redes sociais atuais, é a única que entrega de fato notificação de todos os canais que o usuário está seguindo, então se você segue 100 canais de conteúdo dentro do TikTok, você vai receber notificação de todos esses canais. O TikTok consegue fazer isso porque não precisar utilizar os sistemas de push tradicionais do Google ou da Apple. Quando você instala o app do TikTok no seu celular, ele vai utilizar um mecanismo próprio de fazer as notificações, e aí ele notifica o quanto ele quiser, da forma que ele quiser. Isso tem feito com que canais que não têm tanta relevância dentro do YouTube comecem a ter uma relevância absurdamente alta dentro do TikTok e esse conteúdo se propaga rapidamente para uma quantidade grande de pessoas.

Quando você para pra fazer uma analise, tem muito canal dentro do YouTube que você não conhece, mas que está explodindo dentro do TikTok, como, por exemplo, o caso do Luva de Pedreiro, que eu não conhecia até pouco tempo atrás, acabei conhecendo por causa de toda a polêmica que rolou. Ele é um cara extremamente forte dentro do TikTok e quase não tem expressividade dentro do YouTube. Existem vários outros que seguem essa mesma tendência, como o Spider Slack, que é até um pouquinho maior dentro do YouTube, tem cerca de 10 milhões de subs, mas dentro do TikTok tem 34 milhões. E isso me leva a concluir, mesmo que superficialmente, que a premissa básica do TikTok é coletar dados.

Então, na prática, o que o TikTok ganha com isso? Ele ganha informação, lembrando que o TikTok é uma empresa chinesa. O Donald Trump até tentou pressionar o TikTok lá nos EUA para forçá-lo a se vender para uma empresa americana e chegou quase ao ponto de bloquear os usuários americanos, porque os chineses estão coletando uma quantidade gigantesca de informações, eles tem perfilado praticamente o mundo inteiro. E atualmente o TikTok é o app mais utilizado no mundo, justamente porque os influenciadores estão migrando para lá, por uma questão de entrega de conteúdo. Quem é criador de conteúdo, tirando as exceções dos grandes criadores de conteúdo, está principalmente focando em criar relevância, então o cara que é pequeno faz um conteúdo e quer que o maior número de pessoas possível consiga ver.

É uma “métrica de vaidade”? É, mas muitos influenciadores de pequeno e médio porte sobrevivem do dinheiro que ganham em cima de patrocínios, de publicidades e de AdSense. Os pequenos às vezes nem colocam ads na conta, porque dá muito pouco dinheiro, é um valor vinculado a quantidade de milhares de visualizações e o cara não tem tanto volume de views, mas quer continuar fazendo aquele trabalho e quer viver daquilo, então ele acaba recebendo donates e fazendo pequenas publis, para conseguir pagar as contas. Nesse caso, para essa galera que não tem os privilégios dos grandes influenciadores do YouTube, qualquer plataforma que entregue o conteúdo é mais relevante, não existe uma fidelidade com relação à plataforma. E também nada impede de criar conteúdo para o TikTok e colocar como shorts no YouTube, esse conteúdo vai disseminando em vários lugares e você consegue fazer uma métrica mais ou menos ali.

Meu canal no YouTube é pequeno, o canal do TikTok tem muito mais acessos, subs e visualizações do que o meu canal no YouTube, e lá no TikTok não sou eu que faço o canal, são apenas cortes dos vídeos que eu faço no canal do YouTube. O editor vai lá, picota, pega pequenos trechos e joga no TikTok, e o engajamento dessas publicações, a quantidade de views e de likes e de tudo mais é muito maior lá. Eu não sei o quanto isso se reflete necessariamente nas pessoas começarem a visualizar mais o YouTube, mas eu tenho recebido relativamente bastantes subs de forma orgânica, sem ter feito nada para divulgar, nem nada do tipo. Eu poderia até estar fazendo alguma coisa com influenciadores que são meus amigos, mas hoje estou levando o canal como uma coisa mais orgânica, mais pontual, eu gravo quando dá, quando eu estou mais desatarefado.

Eu tenho feito essas analises mais técnicas com relação aos algoritmos para entender como eles funcionam e ver como é que eu posso ajudar esse mercado a não ficar dependendo 100% das plataformas, que têm as suas próprias premissas e são uma caixa preta, ninguém sabe com certeza o que é que rola por trás. Por isso estou desenvolvendo a plataforma EhNosso, para garantir a entrega das notificações para todos os usuários que estão inscritos em um canal. Espero que esse conteúdo ajude vocês a ter uma visão um pouco mais ampla da parte de criação de conteúdo.

Quer conhecer a plataforma? Lembrando que ela ainda está em versão de teste, acesse: EhNosso

Você também pode testar a versão Android aqui.

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Vou deixar aqui o post onde eu falo melhor do algoritmo do YouTube e como ele faz para escolher como vai distribuir as notificações:

O conteúdo deste post foi inspirado no vídeo “TikTok é a Melhor Ferramenta Atualmente Para Quem Está Começando”: