Se você está abrindo a sua empresa ou desenvolvendo um projeto, não tenha medo! Hoje eu vou falar de medo de lançamento.
Uma coisa que eu fico impressionado olhando para Startups e para o cenário de empreendedorismo em geral é como é recorrente o medo de se lançar um produto. Eu não sei sobre as questões psicológicas envolvidas, os psicólogos vão poder falar melhor sobre isso, mas eu vejo que existe muito medo nas pessoas, não sei se é o medo de receber críticas, ou talvez de um perfeccionismo exacerbado de achar que o produto não está suficientemente bom. Pra mim isso é um grande problema do empreendedorismo em geral.
Eu nunca tive medo de lançar os meus produtos, mesmo que eles não estivessem prefeitos. Várias vezes eu lancei o produto com problemas, problemas conhecidos e, mesmo assim, eu não deixei de lançá-los. Por quê? Porque o público em geral, na maioria das vezes, tem um entendimento quando você comunica na hora de fazer esse “lançamento”, que o produto ainda está numa fase de testes. E isso se resolve de uma forma bem simples, é só colocar “BETA” na sua logo que já fica bem claro para o usuário. Obviamente isso não vai evitar que o usuário reclame, que ele faça críticas, mas você começa a gerar um engajamento no seu produto, já começa a coletar feedback e métricas que antes demorariam muito tempo pra começar a aparece. Essas métricas são importantes para você entender se esse produto de fato vai ter uma viabilidade comercial em curto/médio prazo.
Mas por que tantos produtos morrem antes de ser lançados? Eu vi isso durante anos, Startups começando e fechando, produtos que ficam anos em desenvolvimento e nunca foi lançado ao público. Os desenvolvedores têm muito medo e esse medo se instaura na equipe, não sei como é que começa, mas acontece com frequência. Eu não consigo entender 100% dos motivos que cada um desses empreendedores tem, mas eles acabam boicotando o produto, o projeto de uma forma geral e, no meu entendimento, isso é prejudicial pro mercado como um todo. A gente acaba não tendo uma grande variedade de sistemas, de produtos, de serviços, a ideia até existe e é boa, mas se perde porque a pessoa fica com medo de lançar.
Por isso que eu resolvi fazer esse post, pra dar um recado pra todo mundo que está querendo empreender, que está fazendo um produto ou uma aplicação: você nunca vai saber como esse produto vai performar, se ele é bom, se ele é ruim, se você não tiver um feedback honesto de uma grande quantidade de pessoas. É através desses feedbacks que você vai tomar as suas decisões de melhoria. Às vezes como desenvolvedor de produto, a gente acaba criando uma série de features que ninguém utiliza. O que você precisa fazer pra entender de fato se eu seu sistema está caminhando para um bom caminho ou não? Fazendo testes! Teste de várias formas: fazendo perguntar diretas a um grupo específico de pessoas, por mais que eu não goste muito desse método porque eu acho parcial, mas você consegue ter bons feedbacks; fazendo testes A-B, lançando formatos diferentes do seu app ou do seu site, para conseguir entender qual o melhor layout melhor se encaixa e por aí vai. Normalmente quem começa a engajar no seu produto naturalmente vai te fornecer uma série de feedbacks.
E não se preocupe com avaliações em stores ou qualquer coisa do tipo, porque isso vai naturalmente sendo mudado à medida com que seu produto vai evoluindo. Quando eu iniciei o Vigia de Preço, era uma extensão super simples, quando a gente lançou com o Tecnoblog, logo no primeiro mês a gente já teve mais de 40 mil instalações, e era um produto muito ruim naquele momento, a gente não tinha uma infraestrutura, nem uma grande quantidade de produtos. Ao longo dos anos esse produto foi melhorando, foi mudando, a gente conseguiu contratar designers, melhorar o layout, melhorar o produto como um todo e, assim, a gente foi fazendo com que os usuários mudassem a percepção com relação ao produto. Inclusive, quando a empresa foi vendida, os usuários ficaram meio decepcionados com as mudanças feitas e isso se reflete nos comentários, no Reclame Aqui e por aí vai. Você consegue ter várias métricas de avaliação para ver se as mudanças foram boas ou ruins.
O mais importante dessa história toda são as informações, as métricas de usabilidade para você conseguir entender de fato o que é que, dentro da sua aplicação, os usuários mais utilizam. Você vai começar a perceber que a maior parte dos acessos vão se direcionar para features específicas, o restante das features vão ser satélites. Quando você lança uma feature que é absurdamente boa, ela pode até virar a principal e as outras vão começar a perder o peso dentro desse ecossistema. Mas se você não tem um firebase para fazer uma análise macro da sua aplicação, seja um aplicativo ou um site, você não consegue ter uma ideia do que é que está acontecendo de fato e nem se o sistema em si tem viabilidade de uso e de monetização, e aí é óbvio que as chances de dar errado são muito maiores.
Falando sobre o produto, o que eu entendo é: lance mesmo que não esteja bom o suficiente. A gente tem que abrir mão um pouco da questão da qualidade pra conseguir entender se está indo pelo caminho correto. Faça testes com pessoas, open betas e tudo mais, pegue feedback dessa galera, de como é que está. No começo, quando você lança alguma coisa, ninguém sabe que aquilo ali existe, não está indexado no Google, não aparece em lugar nenhum, e aí não faz nenhuma diferença se você lançou ou não. Mais pra frente, quando o negocio começar a ficar um pouco mais maduro e começar a ter certa quantidade de usuários, aí sim você começa a se preocupar mais pontualmente com relação aos próximos releases pra manter compatibilidade, para manter as features que são prioritárias sem uma grande alteração e, talvez, até mesmo potencializando aquelas features que realmente geram resultado para você. Se você não fizer isso e demorar demais, pode perder o timing do projeto, pode acabar matando o projeto por um medo de se expor publicamente. Esse medo tem que acabar ou pelo menos reduzir ao mínimo possível, para que os produtos bons sejam testados mais rápido.
Se você tem uma grande quantidade de dinheiro, esse pode ser o motivo pelo qual você mantém as coisas mais fechadas, ou talvez, se você queira gerar uma expectativa no mercado. Honestamente falando, a “novidade” tem um curto espaço de alcance. Quando o Felipe Neto entrou no Vigia de Preço, a gente teve um boom gigantesco de usuários, mas depois aquilo virou um dia a dia normal, como qualquer outro. É uma briga diária para conseguir novos adquirentes, você tem que entender os algoritmos de ads pra conseguir fazer boas campanhas e entender como aquilo perfila legal com influenciadores e tudo mais, mas é uma briga constante de acessos e de instalações. Você pode ter 10 anos operando no mercado, que ainda vai continuar tendo que estudar sobre isso, porque não existe uma regra clara, nem uma regra que perdure por muito tempo com relação à aquisição de tráfego, por isso essa é uma área que, no meu entendimento, pouquíssimas pessoas conseguem ter uma boa performance.
Para finalizar: Não tenha medo de lançar o seu produto a público! Você precisa disso pro seu produto dar certo. E teste bastante, colete bastante informação, que vai fazer muito bem pro seu negócio. Eu espero que isso ajude na sua empresa, no seu projeto.
Aproveito para apresentar aqui o meu mais novo projeto, o EhNosso, uma plataforma de notificação de vídeos e redes sociais, que vai melhorar a interação entre produtores de conteúdo e os usuários.
Quer conhecer a plataforma? Lembrando que ela ainda está em versão de teste, acesse: EhNosso
Você também pode testar a versão Android aqui.
Para dar feedback e nos ajudar ativamente nos testes da plataforma, acesso nosso grupo no Telegram.
Vou recomendar hoje alguns posts onde eu falo de empreendedorismo:
O conteúdo deste post foi retirado do vídeo “Medo de lançamento”: