Hoje a gente vai falar de uma empresa da qual provavelmente você nunca ouviu falar, mas ela é muito importante para o mundo, a Amadeus Corporate, e como a BlackRock está envolvida nessa parada.
Eu lembro que a primeira vez que eu ouvi falar da Amadeus foi em torno de 2018, numa conversa com o dono de uma empresa que faz serviços de gateways de passagens aéreas e na época ele me falou sobre esse nome. É uma empresa que você provavelmente nunca ouviu falar, a maioria das pessoas nunca ouviu falar e não sabe o poder que ela tem, mas é uma empresa listada em bolsa e é enorme. Mas o que a Amadeus faz? Se você procurar no Google “Amadeus” e entrar em amadeus.com, vai ver que a Amadeus fornece softwares pra N tipos de serviços diferentes, entre eles: controle de operação aérea, que envolve uma série de coisas além da compra da passagem, cancelamentos, check-in, controle dos aeroportos, telas de informações dentro dos aeroportos, controle de portão de embarque, reagendamentos, transferência e tudo mais. Eles também fornecem esse tipo de serviço para cruzeiros, eles fornecem serviços de mobilidade, translado, aluguel de um carro, compra de tickets de metrô e de trem, compra de tickets de operação turísticas, serviços de gateways para compra de todos esses serviços de forma digital, para agências e tudo mais. Então a Amadeus faz um controle geral de todas as operações turísticas.
E por que é que a Amadeus é tão grande? Como eu disse, quem me contou sobre a Amadeus foi esse dono de gateways, e ele falou que sem a Amadeus você não faz nada, ela controla tudo. Controla a cadeira que você vai sentar no avião, controla o seu check-in, todas as companhias aéreas, ou pelo menos a grande maioria delas, utilizam o Amadeus pra fazer a reserva dos assentos, para fazer a reserva das aeronaves dentro dos aeroportos, o controle do portão de embarque, tudo roda dentro de algum sistema que pertence à Amadeus direta ou indiretamente, ou pelo menos os sistemas satélites do processo são ligados à Amadeus. É uma empresa extremamente poderosa, que faz o controle praticamente de todo o tráfego aéreo, tirando as aeronaves militares.
A gente fez um vídeo e um post recentemente falando sobre a BlackRock, que é uma excelente candidata a ser “dona do mundo” (inclusive o vídeo está indo super bem), e eu me lembrei da Amadeus, e eu pensei “será que tem algum tentáculo da BlackRock está envolvido na Amadeus?” e, por incrível que pareça… Na parte corporativa do site da Amadeus, que mostra como é a divisão acionária da empresa (toda empresa de capital aberto precisa ter uma área de relacionamento com os investidores) nós temos quem são os donos da Amadeus, e nós temos quem? BlackRock Inc., com 5,2% da Amadeus Corporate.
É, galera, esses caras têm tentáculos em todos os lugares do mundo, em empresas que são fundamentais para o ser humano. A gente já falou do tanto de poder que a BlackRock tem, é o maior fundo de investimento do mundo, controla mais de 9 trilhões de dólares e é uma das donas da Amadeus Corporate, que é uma empresa extremamente importante, forte, e que ninguém conhece. Se você perguntar pra qualquer um se eles sabem o que é Amadeus, vão falar N coisas diferentes, vão falar do filme homônimo, mas não vão falar que é uma empresa que controla um monte de coisas, eles estão no mundo inteiro, eles controlam uma porrada de aeroportos, e isso reforça mais ainda a tese da BlackRock ser uma excelente candidata a “dona do mundo”, e muita gente não faz idéia disso.
Eu vou buscar dados para poder fazer outro post/vídeo para falar da Aladdin Enterprise, que é outro sistema, mais conhecido, da BlackRock, mas eu ainda preciso procurar mais sobre o assunto, e aí eu volto para falar sobre o tema.
Por hora, deixo aqui o post onde eu falo sobre a BlackRock e seu “desumilde” poder:
“Amadeus uma das cabeças de hidra da BlackRock”: