Hoje a gente vai falar mais uma vez do “The Merge” e o que a gente pode esperar dessa migração que vai acontecer no Ethereum e que deve acontecer no dia 15 de setembro.

Eu já tratei desse tema à exaustão aqui no blog e no canal do YouTube, falei muito sobre Ethereum, que hoje é a segunda maior moeda do universo cripto e que vai passar por esse alteração programada pro dia 15 de setembro, o “The Merge”, em que a rede vai sair do PoW para operar em PoS. Tem vários post e vídeos falando tecnicamente sobre isso, então eu não vou me estender, mas eu vou falar um pouco do que esperar dessa migração, do que é que pode acontecer e por que eu vivo falando que pode dar merda.

Existem várias especulações de possíveis cenários catastróficos, grande da comunidade que não gosta da forma como o Vitalik Buterin, criador da rede, está usando seu poder de influência e impondo algumas mudanças dentro desse ecossistema. Por se tratar de um projeto descentralizado, não é tão fácil tomar uma posição absoluta, assim como outros já fizeram no passado, ao fazer o fork do Ethereum Classic. Boatos tem tomado muita força nas ultimas semanas e eu tenho visto muitos comentários, principalmente depois do anúncio do ETHW, que podem acontecer alguns boicotes por parte da comunidade de mineração antes que aconteça o “The Merge”. Não sei até que ponto isso é especulação, mas obviamente vai acontecer como já tinha acontecido no passado, quando o Vitalik implementou a queima de Ethereum e prejudicou bastante os mineradores. Na época se cogitou a hipótese dos mineradores se juntarem para parar a mineração e, assim, fazer com que a rede parasse.

Vamos tentar entender o poder que o Vitalik tem dentro da rede, eu não estou inventando nada e vou levar em consideração o que ele mesmo tem postado nas redes sociais com relação ao “The Merge”, podem procurar aí no Twitter dele. Segundo o próprio, no “The Merge” vai haver uma interrupção de aproximadamente 15 a 20 minutos para fazer a migração. Então para que a rede consiga ser mergeada, ela precisa ser desligada e ele tem o poder de fazer isso porque os full nodes principais do Ethereum hoje pertencem ao próprio Vitalik. Você pode estar se perguntando “mas a rede não é descentralizada?” Sim, a rede é descentralizada, você tem nodes e full nodes espalhados pelo mundo inteiro, mas nas últimas atualizações o Vitalik implementou um algoritmo de congelamento dos nodes que não se atualizarem com os novos códigos a partir de 15 de setembro. Isso significa que os nodes que se atualizarem vão continuar rodando normalmente na rede e os nodes que não se atualizarem vão começar a ficar mais lentos e a espaçar os blocos. Foi a partir dessa alteração que o Vitalik fez que surgiu o ETHW, que usa justamente o código fonte do Ethereum antes dessa atualização.

E o que, na prática, isso quer dizer? Isso quer dizer que o Vitalik está expulsando da rede todo mundo que não quer atualizar para o novo sistema de validação usando PoS. Ele não teria como obrigar todo mundo que faz parte da rede a atualizar o “The Merge”, já que é uma rede descentralizada, então essa medida paliativa é para evitar que a atualização não ocorra. Por mais que a rede seja descentralizada, a maior parte dos acessos é feita por meio dos DNS oficiais, que são ligados aos full nodes do Vitalik. Os serviços vão ficar em torno de 15 a 20 minutos paralisados em todos os sentidos, sejam acessos ao full node, acessos a DeFi, Smart Contracts e tudo mais. Na teoria as duas redes já estão rodando em paralelo, então provavelmente só vai ser feita uma troca de DNS. Eu não acredito, honestamente falando, que vai acontecer algum problema técnico dessa migração, porque a rede Beacon já está sedo testada há muito tempo, ela teve alguns problemas no meio do caminha ali que já foram corrigidos e está rodando em paralelo à rede principal já há algum tempo e tem mantido a consistência.

Essa, pra mim, não é o grande problema que o “The Merge” vai enfrentar, mas sim o boicote de parte da comunidade que vai começar a fazer uma migração em massa. E qual seria o melhor momento pra fazer pumping da moeda? Justamente após o “The Merge”, porque aí vai começar a desestabilizar as operações e criar um grande fluxo de solicitações. Caso o PoS tenha algum problema mais grave para lidar com a alta volumetria de transações, esse seria o melhor momentos para um pumping. Quando eu falo “pumping” de moeda é tirar Ethereum de circulação para forçar aumento no valor. Já que o Vitalik tomou essa posição de abrir mão da segurança para priorizar o ESG e a agilidade da rede, então quem não acredita mais no Ethereum, vai sair fora. É o meu caso, por exemplo, eu me desfiz de todos os meus Ethereum, troquei por Bitcoin, e tem uma grande quantidade de pessoas falando em vender as moedas quando acontecer o “The Merge”. Se você juntar uma grande quantidade de pessoas fazendo isso, a moeda vai cair e vai entupir a rede de solicitações de transferência, obviamente isso pode causar um problema numa rede recém-estabelecida, o que vai piorar ainda a situação de tudo que está acontecendo, vai criar um efeito de queda, mas também pode criar uma euforia no mercado, fazendo vários stop-loss caírem, fazendo com que outras pessoas que tenham investimento e que ainda não estão muito ligadas no que está acontecendo comecem a sair também, isso vai repercutir na mídia mundial, fazendo a moeda se desestabilizar talvez sem volta, e aí quem optou por migrar pro ETHW ou pro ETHC vão estar um pouco mais tranquilos.

Honestamente acho que a gente não vai saber o que é que vai acontecer de fato até que aconteça, é muita especulação tentar prever o que vai acontecer. No meu caso eu optei por pegar meus fundos e transferir para Bitcoin, porque o Bitcoin não vai passar por nenhum tipo de alteração, então é muito mais seguro. Se der problema na rede do ETH, as Stablecoins vinculadas à ETH também podem dar problema, tudo que for vinculado diretamente à rede do Ethereum ou de sidechains que precisam da rede do Ethereum para funcionar, como a Polygon e tudo mais. A BNB eu acho que não é uma sidechain, é uma Layer2 que usa tecnologia da Ethereum, mas criou os próprios full nodes eternos da Binance, então ela é totalmente desconexa da rede principal do Ethereum, então a BNB deve continuar de boa. Mas se você tem USCD, USDT ou qualquer outra moeda que seja vinculada diretamente à rede do Ethereum, se eu posso dar uma recomendação para vocês é: troque para uma moeda que não vai ter nenhum tipo de problema. Se der tudo certo e o “The Merge” for um sucesso, e na sua tese de investimentos você ainda quiser continuar numa moeda que antes era PoW e agora é PoS e você não está preocupado com as consequencias que isso pode causar, depois você volta, compra de novo e está tudo certo. Eu tenho as minhas preocupações a ponto de não querer mais ter dinheiro nenhum nessa cripto, mas se você não tem e quer manter…

Da mesma forma como pode ter todo esse boicote e cair, a moeda também pode subir. Com a rede passando para PoS e teoricamente se adequando ao ESG, talvez alguns investidores institucionais como JP Morgan e BlackRock, que já estavam nessa movimentação há alguns meses (a gente até falou aqui da parceria da BlackRock com a Coinbase), entrem no jogo. Será que o Vitalik está fazendo essa migração para a entrada desses institucionais? Não sei, a gente só vai saber de fato quanto isso acontecer. Então pode sim acontecer uma alta porque alguns institucionais estão entrando na moeda depois dessa mudança, seguindo os padrões. Obviamente tem muitos interesses políticos por trás dessas instituições, então eu sempre fico com um pé atrás. Mesmo que o Vitalik tenha cara de inocente, de inocente ele não tem nada, é um cara muito inteligente, bilionário, mas que deve sofrer pressão de tudo que é lado e, pelo visto, está cedendo às pressões institucionais americanas para manter a sua moeda lá no topo.

Como eu não acredito na hipótese da moeda subir, por mais que ela possa existir, eu vou permanecer no Bitcoin mesmo, e cada um fica com o seu próprio risco aí. Eu sempre falo aqui que eu não faço investimento em cripto, eu minero cripto e gosto, sou entusiasta de tecnologia Web3 e de cripto e tal. Se você perder dinheiro, o problema é todo seu, eu não tenho nada a ver com isso, mas vamos ver quais vão ser as consequencias, porque uma coisa que eu aprendi lidando com gente poderosa é que gente poderosa sempre quer ganhar mais dinheiro do que todo mundo, então sempre que acontecem esses momentos caóticos eles surfam em mais dinheiro. Daqui a pouco vão meter o pé e deixar os a bucha de canhão, como aconteceu e acontece com várias ações na bolsa de valores. Faça a sua escolha do que você quer ser: o trouxa da vez, que vai perder dinheiro para esses caras gigantescos, ou ser um pouquinho mais esperto dessa vez e segurar seu patrimônio em alguma coisa que esses caras não têm como controlar.  

Vou deixar aqui alguns posts onde explico melhor sobre toda essa bagunça que é o “The Merge” e outros assuntos relacionados, pra você aprender um pouquinho e poder tomar boas decisões:

O conteúdo deste post foi retirado do vídeo “O Que Esperar Do The Merge”: