Depois do sucesso do vídeo da auditoria dos BUs do TSE do primeiro turno das eleições e dos posts seguintes respondendo a comentários, ainda ficaram muitas dúvidas quanto aos números, então eu resolvi fazer essa segunda parte, trazendo informações complementares que me pediram. Se você ainda não viu o primeiro vídeo, eu vou deixar ele linkado aqui:

Para começar eu precisava saber algumas coisas para fazer algumas contas básicas. Como são 470 mil BUs, então é muita informação e o meu sistema precisa rodar um a um para conseguir essas informações. A primeira informação que eu queria é o seguinte: qual é a média de eleitores aptos a votar em uma urna. Embora o TSE faça um cálculo demográfico dos eleitores por estado, e distribua as seções eleitorais baseadas nesses números, a variação se dá tanto pelos votos em trânsito, quanto por possíveis redistribuições de eleitores de seções que deixaram de existir por qualquer motivo [ou por comunidades pequenas, com poucos votantes, que fazem a distribuição consideravelmente desigual]. Então, na média, pegado todas as mais de 470 mil seções eleitorais, o número médio de eleitores aptos a votar em uma seção é de cerca de 330 eleitores.

Tendo esse número em mãos e atendendo a um dos comentários, eu quis ver quantas seções eleitorais no Brasil extrapolam muito esse número médio de eleitores aptos. Eu configurei o sistema, que tem todos BUs, para fazer uma contagem de todas as seções eleitorais mais de 400 pessoas eleitores aptos, eu extrapolei bastante, 70 eleitores a mais do que a média, pra gente ver se era uma quantidade muito grande. No total, cerca de 35 mil urnas têm muito mais eleitores aptos que a média, ou pouco menos de 10% das urnas. Não é tão absurdo esse número por todos esses motivos que eu já citei, remanejamento de seção, e votos em trânsito. O Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar, com 26% da totalidade das urnas, diferente do que eu achava, eu pensei que seria São Paulo. Em números absolutos, o Rio de Janeiro tem 9.332 seções eleitorais com mais de 400 eleitores aptos. O segundo lugar ficou com a Bahia, com 15% do total, ou 5.608 urnas. Em terceiro lugar a gente tem Minas Gerais, com 4.084 seções ou 11,4%, e, em quarto lugar, São Paulo, com 9,7%, nun total de 3.469 seções com mais de 400 eleitores aptos. O gráfico abaixo mostra a porcentagem de urnas que tem mais de 400 eleitores aptos distribuídas por estado.

A segunda pergunta que mandaram nos comentários e eu resolvi investigar é: quantas urnas não tem nenhum voto para um dos candidatos? Utilizando o mesmo sistema eu cheguei ao resultado que um total de 160 urnas não apresentaram nenhum voto para o candidato Bolsonaro, e apenas 1 urna não apresentou nenhum voto pro candidato Lula.

Então eu comecei a pensar, quantas urnas apresentam o resultado matematicamente igual. Até fiz um pedido no YouTube, no Twitter, para algum matemático ou algum estatístico para conseguir responder essa pergunta, qual era a probabilidade de ter múltiplas urnas com exatamente a mesma quantidade de votos distribuídos entre os dois candidatos. A quantidade das urnas que apresentam grande semelhança de votos e o máximo que eu consegui capturar foram 62 urnas com o mesmo resultado, com 91 votos pro candidato Lula e 123 para o candidato Bolsonaro. No sumário final, o total de urnas que têm essa espécie de colisão de votos similares é de 370 mil urnas. A média de diferença entre um candidato e outro nessas urnas que foram verificadas, é de 25 votos, pra mais ou pra menos, não é tanta diferença, com um esperado equilíbrio na quantidade de votos. Como relação à possibilidade de ter algum tipo de sistema que favoreça algum candidato, eu não acredito nessa possibilidade. São 44 milhões de votos pro candidato Lula e 41 milhões de votos pro candidato Bolsonaro, então está dentro da variação esperada, não há uma diferença absurda. Tudo indica, olhando para esses números, que é um padrão normal, principalmente porque as eleições estão muito polarizadas, então estão próximos os valores.

Continuando a analise, eu separei as urnas com mais de 250 votos para um determinado candidato. Se há esse equilíbrio na votação e a gente tem uma quantidade muito grande de resultados similares entre urnas no Brasil inteiro, então é improvável que haja muitas urnas que tem um desequilíbrio de votos muito grande para determinado candidato, mesmo levando em consideração que tem locais específicos que dão uma grande maioria para um determinado candidato. Por exemplo, a Bahia tem uma média de votos maior para o candidato Lula, já Roraima tem uma maioria de votos para o candidato Bolsonaro, a gente tem que levar isso sempre em consideração. Então eu gerei um relatório com todas as urnas que tem mais de 250 votos para um determinado candidato. Analisando matematicamente, se a média de eleitores aptos por urnas é 330, um candidato com 250 tem certa hegemonia naquela região. Eu cheguei ao total de 510 seções para o candidato Bolsonaro e, para o candidato Lula, 2.966 urnas. Esse resultado mostra também que os votos no candidato Lula estão mais concentrados em determinadas regiões, nesses focos ele tem uma hegemonia muito grande dos votos, já os votos no candidato Bolsonaro estão mais diluídos entre várias seções.

Todos esses números que eu estou citando aqui estão em relatórios e eu vou disponibilizar o link no final do post. Você consegue ver todos esses relatórios, com a lista completa de todas as seções, com identificação, número e quantidade de votos para cada candidato. Você mesmo pode baixar, analisar e ver se tem alguma coisa fora do comum, porque basicamente eu estou analisando os números dos BUs, então é tudo o que está fornecido pelo próprio TSE, eu só estou sumarizando isso em formato de relatórios pra conseguir mostrar na sua totalidade. Você também consegue essas informações no site do TSE, mas elas estão divididas em seções, em zonas e estados, então você não consegue ver um resumo geral para ter respostas pra perguntas específicas.

Espero que esses números consigam esclarecer algumas questões que a galera tem levantado. A priori eu não tenho como chegar a nenhuma conclusão muito além disso, eu estou apenas trazendo alguns dados que me pediram. Se você é matemático, aí você pode fazer uma analise mais completa desses dados ou se você só quer olhar os números, de novo, os relatórios estão no link abaixo, no formato de Excel, então fica fácil de conseguir analisar. Eu vou ficando por aqui, espero que você esteja gostando do conteúdo. Valeu!

O diretório contendo os relatórios pode ser encontrado aqui.

O conteúdo deste post foi retirado do vídeo “Auditando BUs do TSE – Parte 2”: