Hoje a gente vai fazer um comparativo entre dados do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e os números do primeiro turno das eleições, segundo os Boletins de Urna do TSE. Para quem não sabe, eu já fiz uma auditoria independente desses BUs, vou deixar o post fixado aqui. Então eu vou utilizar aqui os dados coletados nas pesquisas anteriores e comparar com os dados fornecidos pela API no site do IBGE, e vamos ver o resultado dessa comparação.

Para começar esse post, eu preciso fazer um disclaimer aqui, que é o seguinte: o Censo, que é a pesquisa que o IBGE faz no Brasil inteiro sobre a população, foi realizado pela última vez em 2010, mas dentro da API do site do IBGE onde eu coletei os dados, somente os dados de 2007 da quantidade populacional dividida por municípios estavam disponíveis. Também peguei os dados estimados de população em 2021, que são calculados pelo IBGE, mas como se trate de uma estimativa, a gente não tem como garantir que esses dados 100% acurados, mas, por se tratar de um órgão competente, acredito que essa diferença seja mínima da realidade. Ainda, qualquer pessoa pode acessar o site do IBGE, vou deixar no final o link, e fazer uma pesquisa por conta própria. E também estou deixando o link no final para o GitHub com todos os arquivos utilizados até agora para todos os relatórios que foram gerados. Todos os relatórios foram feitos de forma automatizada, não havendo interferência humana sobre os dados em qualquer parte do processo e os arquivos estão todos disponíveis pra qualquer pessoa que quiser baixar e analisar.

Então, vamos lá…

Pegando esses dados do IBGE, eu cheguei à quantidade de habitantes por município dos mais de 5 mil municípios do Brasil. Quando a gente fala de quantidade de habitantes, a gente está falando de população de todas as idades, desde os recém-nascidos até a pessoa mais velha. Então, primeira análise feita foi entre a quantidade estimada de habitantes do Censo e comparamos com a quantidade de votos que em cada um dos municípios. Então nessa primeira parte a gente encontrou alguns municípios que apresentaram uma diferença significativa entre a quantidade de habitantes e o número de votos. Na maioria desses municípios, a diferença não é tão grande com relação à estimativa, mas existem alguns municípios que eu queria destacar. Eu vou colocar um destaque aqui em Brejo Grande – SE, Ilha das Flores – SE, Severiano Melo – RN, Cumaru – PB, e alguns outros, que tiveram uma diferença muito expressiva.

MunicípioPopulação estimadaVotos computados
BREJO GRANDE – SE8.39620.050
ILHA DAS FLORES – SE8.52213.313
SEVERIANO MELO – RN1.7435.579
CUMARU – PE9.49412.620
MAETINGA – BA2.3864.622
ARAMBARÉ – RS3.5445.697
JACAREACANGA – PA6.9529.000
JAPURÁ – AM1.7553.389
CAMPOS VERDES – GO1.5263.114
SALDANHA MARINHO – RS2.5964.131
DORESÓPOLIS – MG1.5393.068
RIBEIRÃO DO LARGO – BA4.8966.193
ALTAMIRA DO PARANÁ – PR1.4292.639
COLINAS – RS2.4663.667
TIBAU – RN4.1735.335
VILA LÂNGARO – RS2.0703.170
Municípios com a maior discrepância entre a quantidade estimada de população e os votos computados

Vou pegar para analisar essas informações como exemplo, a cidade de Brejo Grande, que tem uma população estimada de 8.396 pessoas, mas teve um total de 20.050 votos computados. Eu preciso ressaltar que também existe uma parcela da população que tem menos de 16 anos, então teria que deduzir da quantidade populacional total as crianças de 0 a 16 anos. Ainda, de 16 a 18 anos é opcional para fazer o titulo de eleitor, e acima de 70, também é facultativo votar. Quanto às abstenções, votos brancos e nulos, eles já foram descontados, porque aqui foram computados os votos válidos, então o restante já foi retirado. Então existe essa diferença de mais do que o dobro da população estimada com os votos computados. Ilha das Flores, com uma população estimada de 8.522 pessoas, teve computado um total de 13.313 votos.

O que isso pode o causador dessa discrepância, se a gente for fazer uma analise? Uma hipótese é que isso pode ser uma inconsistência nas estimativas do IBGE, com números muito abaixo do que deveria, ou talvez tenha uma migração populacional muito intensa pra essas regiões. Eu não conheço Brejo Grande nem Ilha das Flores, se tiver alguém aqui for dessa região, manda uma mensagem pra gente, pra gente saber se teve uma migração massiva na região, ou se abriu alguma empresa muito grande, que tem muitos funcionários, alocada aí. Mesmo que esse seja o caso, de uma empresa abrir e atrair quase 5 mil pessoas pra região, acredito que muitos desses votos ainda seriam votos em transito, não votos de eleitores aptos do município, no meu ponto de vista. Existem vários outros municípios aqui, por exemplo, Severiano Melo, com população estimada em 1.743 habitantes e 5.579 votos, ou Cumaru, no Pernambuco, com 9.494 habitantes de população estimada e 12.600 votos computados. Quem tiver curiosidade de ver essa tabela completa, com todos os municípios que a gente encontrou essa diferença, o link está no final, você pode olhar o relatório completo. Eu fiz um gráfico mostrando como está a divisão por estado desses municípios que tem esse tipo de inconsistência, e maioria deles estão no Piauí, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraíba, e Sergipe.

Distribuição por estado (%)

Percebam que essa inconsistência de dados não é uma quantidade absurda também, ok? São 112 dos mais de 5 mil municípios brasileiros, então eu estou considerando que provavelmente exista um erro de estimativa do IBGE com relação à população desses municípios. Ainda assim eu acabei pegando essa diferença de população estimada e de votos computados e fiz um gráfico de como estão divididos esses votos entre os 2 candidatos a presidência do segundo turno:

Votos por candidato (%)

Depois que eu já tinha feito esse relatório, eu resolvi dar uma olhada no site do IBGE para tentar achar o percentual de crianças que tem nesses municípios, e aí eu fiz uma tabela dentro do relatório de todos os estados e o percentual de crianças de 0 a 14 anos. [O site do IBGE, separa por faixas estarias de 1 a 4 anos, de 5 a 9 anos, de 10 a 14 anos, de 15 a 19 anos, mas como a idade para poder votar começa aos 16 anos, então eu separei de 0 a 14 anos, pra diminuir um pouco a margem.] Eu refiz a mesma rotina feita anteriormente considerando esses dados, e houve um aumento de municípios que apresentaram uma diferença da primeira analisa. Feita com os dados estimados de 2021, à partir do momento que eu coloquei esse corte de idade, a gente passou pra 171 municípios com essa diferença. Lembrando, novamente, como são dados estimados do IBGE, a gente não tem como ter 100% de certeza que a quantidade de habitantes nesses municípios são exatamente o que está sendo apresentado. Nesse cenário muda um pouco na questão de divisão de municípios por estado, e o Rio de Janeiro passa a ser o que tem a maior quantidade de municípios com diferença na contabilização dos votos.

Número de votos acima da estimativa populacional, divididos por estados (%)

A diferença dos votos dos candidatos a presidência, quando a gente coloca esse corte de idade, também muda bastantes de cenário: Nesse segundo caso, o candidato Bolsonaro fica com 51,2% dos votos, enquanto o Lula fica com 48,8% dos votos.

Número de votos acima da estimativa populacional por candidato (%)

Para fazer uma análise mais precisa acerca desses números, a gente precisaria ter dados mais atuais do Censo para, só assim, conseguir falar se houve algum problema ou não com relação a esses municípios. De qualquer forma, eu acho que são informações importantes até para as autoridades, para o TSE, para darem uma olhada e entender se houve um erro de estimativa do IBGE ou se teve algum tipo de movimentação atípica nesses municípios aqui listados, pra gente conseguir ter um resultado comprovado com relação a essas mudanças.

Esse documento, assim como o da auditoria anterior, está protocolado no TSE. Todos os relatórios que eu estou fazendo são protocolados na ouvidoria do TSE antes mesmo de produzir esse conteúdo e trazer pro público geral, justamente para que o TSE consiga analisar os dados. Inclusive, eu peço para todo mundo que tem conhecimento e disponibilidade para tanto, que façam essa verificação por conta própria, que baixem as informações, analisem os dados. Se tiver qualquer coisa errada, por favor, me contate por email, meu email está em todos os relatórios. Então se você tem algum tipo de informação, de algum erro no meu código ou de algum erro no relatório, me mande, até para eu poder fazer algum tipo de retratação, caso necessário. Eu quero estar aperfeiçoando esses relatórios, e que todo mundo possa contribuir, por isso que eu tenho disponibilizado os códigos-fonte todos lá no GitHub, para qualquer pessoa utilizar.

Espero que você tenha gostado do conteúdo, a gente se vê na próxima, valeu!

Link para o site do IBGE: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html

GitHub contendo todos os dados utilizados até agora, bem como todos os relatórios anteriores:

https://github.com/andrehrferreira/auditoria-1turno-eleicao2022

O conteúdo deste post foi retirado do vídeo “Comparamos dados do IBGE e o resultado do primeiro turno das eleições”: