Várias pessoas me mandaram mensagens sobre uma notícia que saiu no jornal O Globo no dia 06/11, falando que no segundo turno das eleições, 147 urnas tiveram 100% dos votos para Bolsonaro ou para Lula, e elas queriam saber mais sobre esses números. Então um amigo me pediu para fazer um levantamento dos dados das eleições anteriores, para ver se esse cenário já ocorreu antes e se esse é um fenômeno que se repete com frequência.

Antes de qualquer coisa, eu quero deixar claro que o meu papel aqui não é questionar nada, nem ter opinião com relação a nada. Eu só fiz um levantamento com os dados disponibilizados na internet e vou simplesmente apresentar esses números aqui.

Como foi o processo para eu conseguir coletar esses números? No site do TSE, o https://dadosabertos.tse.jus.br/, tem disponíveis todos os Boletins de Urna de todas as eleições pregressas. Eu usei o mesmo sistema que já havia usado anteriormente para fazer a análise dos BUs do primeiro turno para coletar esses dados, que são arquivos CSV, e criei um banco de dados com essas informações. Para esta análise eu peguei somente os dados dos segundos turnos das eleições anteriores, senão a quantidade de informação seria enorme e ia demorar bastante para processar. Eu peguei dados das eleições de 2010, 2014, 2018 e 2022, e fiz duas comparações, uma das urnas que continham 100% dos votos para um dos candidatos, e outra das urnas com mais de 90% dos votos para um dos candidatos.

Como é possível ver, por exemplo, no segundo turno das eleições de 2010, foram coletados dados de 399.995 seções eleitorais, e o PT teve 259 urnas com 100% dos votos, enquanto o PSDB teve 6 urnas. Quando a gente olha o cenário de 90% dos votos, o PT tem 8693 urnas e o PSDB tem 130. Já no segundo turno das eleições de 2022, 472.075 seções foram analisadas, sendo que 143 delas apresentaram 100% dos votos para o PT, enquanto 3 seções apresentaram o mesmo cenário para o PL. Se observadas as urnas como 90% de votos para um dos candidatos, o PT tem um total de 7.772 urnas, enquanto o PL tem 150 urnas. Um cenário relativamente parecido se repete em todos os outros pleitos analisados.

De novo, esses são dados dos Boletins de Urna disponibilizados no portal de Dados Abertos do TSE. Qualquer pessoa pode ir lá, baixar esses arquivos, fazer uma análise e gerar esse resultado. Como o script que eu usei não consegue garantir a coleta dos dados de 100% das urnas, pode ser que haja uma diferença mínima nos resultadas, mas nada significativo. Deu um pouco de trabalho fazer esse levantamento, obviamente, devido ao volume de informação, eu fiquei mais ou menos um dia inteiro fazendo isso, mas todos estes dados estão disponíveis ao público, conforme o esperado.

Novamente, eu não vou dar minha opinião nem levantar nenhum tipo de questionamento sobre isso, só estou aqui para mostrar os números, que estão disponíveis no próprio site do TSE.

Se você estiver gostando do conteúdo, compartilhe com seus amigos. Siga também meu Twitter. A gente se vê numa próxima. Valeu!

Link da matéria do jornal O Globo, para quem quiser ler:

https://oglobo.globo.com/politica/eleicoes-2022/noticia/2022/11/em-147-secoes-eleitorais-lula-ou-bolsonaro-tiveram-todos-os-votos-validos-apesar-da-polarizacao.ghtml

Eu já fiz outros post onde eu explico melhor o que são os Boletins de Urna e como criei um sistema para fazer a coleta desses dados no site do TSE. Vou deixar a indicação aqui para quem tiver curiosidade:

O conteúdo deste post foi retirado do vídeo “Verifiquei As Urnas Com 100% Dos Votos Em 2010, 2014, 2018 E 2022”: