Quem acompanha o mercado de mineração de criptomoedas está presenciando o pior momento dos últimos 2 anos, quando o ETH, após queda de quase 12%, bateu o valor médio de $1.75 por 100 MH/s
Motivo da queda
Existem vários motivos macroeconômicos que estão fazendo todas as criptomoedas passarem por um “Bear Market” (baixa de mercado) e sobre esse tema existem pessoas muito melhores do que eu para falar sobre. Inclusive, sugiro o canal do Fernando Ulrich. Aqui eu vou focar aqui no tema de mineração, ok?
Quando iniciei no mundo da mineração, no final de 2020, o mundo passava por um período caótico de incertezas. O valor pago na Hiveon na época oscilava de $6 a $8 por 100MH/s. Procurava-se uma alternativa em curto prazo para proteção de patrimônio ou investimentos de lucro rápido. Com vários Circuit Breaker em bolsas do mundo todo e taxas de juros baixas, renda fixa e ações passaram por uma reavaliação geral dos investidores, que viram no mercado de criptomoedas uma maneira de obter lucros derivados de liquidez extra injetada na economia pelos “incentivos” (ou melhor, impressão desenfreada de moeda FIAT) de diversos países. Chagamos a pegar incríveis valores, acima de $20 por 100MH/s.
Hoje, boa parte desses investimentos foi liquidada em grande operações, a “dispersão das sardinhas” com prejuízos gigantescos, principalmente dos que investiram, sem o mínimo de conhecimento, em “shitcoins” como Dogecoin ou jogos Play-to-Earn. Em seu auge, o Axie Infinity foi responsável pela maior quantidade de transações na rede ETH.
Com a alta das criptomoedas entre 2020 e final de 2021, muitas pessoas no mundo começaram a olhar para mineração como alternativa para investimento, sendo menos arriscado do que especular moeda em Exchanges. Essa demanda foi tão alta que acarretou em um desaparecimento em massa de Placas de Vídeo (GPUs) no mercado mundial. Consequentemente, com mais mineradores na rede, os lucros da mineração caíram absurdamente. Ainda em janeiro de 2022, começou uma desaceleração do mercado cripto derivado à alta das taxas de juros, quando manter o capital em renda fixa voltou a ser a alternativa mais estável em curto prazo, gerando uma onda de queda no mercado nos últimos 5 meses.
ETH 2.0
É até engraçado o quanto esse tema aparece nos meus posts, parece que estou de perseguição com o ETH 2.0. Bom, essa sombra está percutindo o mercado de mineração desde 2021, criando certa descrença no mercado com um todo, já que a moeda mais forte da mineração passaria a ser PoS. Mas obviamente existem diversas outra moedas, como Rivecoin, Ergo, Conflux e outras, que ainda utilizam PoW. Existe, ainda, um grupo mais radical do mercado, que acredita em um grande Hard Fork da rede em que, no momento em que a rede passar 100% para o PoS, outra moeda vai derivar com base nos Nodes que não fizerem atualização, fazendo com que outro Full Node seja escolhido como principal, mantendo o funcionamento da rede como existe hoje. Outra moeda será criada em substituição o Ether, mas o saldo das carteiras será mantido e, possivelmente, até um bônus será dado aos membros que permanecerem nessa nova rede. Acredito, particularmente, que esta é uma alternativa viável, uma vez que todos os sistemas derivados da rede que optarem por permanecer no sistema de PoW precisam apenas alterar o URL da rede em seus sistemas, pois a compatibilidade é de 100%.
Calma, porra!
Eu sou da seguinte teoria: antes de ficar desesperado e sair vendendo suas GPUs, faca as contas. Veja se suas placas já estão quitadas e se a mineração ainda paga pelo menos a conta de luz (caso você pague luz, igual eu faço kkk). Vamos esperar o movimento do mercado, entender quais são as potenciais moedas de migração. Eu já venho minerando outras moedas e acumulando reservas em caso de uma migração em massa e, se ocorrer um Hard Fork ou migração, em pouco tempo acredito que os valores vão voltar a subir, pois todo ecossistema vai precisa fazer uma escolha muito séria entre a segurança de suas aplicações ou seguir a empreitada maluca do PoS (opinião minha). Particularmente, eu pretendo migrar qualquer aplicação que possa ter da rede ETH para outras redes que possuem suporte ao Solidity, por questões de segurança e por não confiar nem um pouco em Proof Of Stake, pois, tecnicamente, ela não é tão segura e descentralizada quanto o Proof Of Work.