Parece até piada, mas o fato realmente aconteceu: em votação neste último domingo, a comunidade da DeFI Solend (ala “descentralizada” da rede Solana) aprovou a tomada de controle de uma carteira que detinha custódia de parte significativa das moedas.

WTF, controle?

Sim, pasmem, dentro da rede Solana é possível, através de votação em governança, tomar controle de uma carteira. Isso por si só já deveria tirar o termo “descentralizada” de qualquer propaganda. Se Satoshi Nakamoto estiver vivo, ele deve ficar querendo cortar os pulsos ao ler esse tipo de coisa.

Segundo o site Watcher News e o próprio Twitter do projeto Solend, 99.8% dos votos foram a favor de assumir a carteira da “baleia” e, obviamente, a comunidade de criptomoedas caiu matando, gerando vários memes super legais.

Infelizmente, aberrações desse tipo têm acontecido com certa frequência no universo cripto.

Isso não é tudo

Já critiquei o projeto Solana em outro post, pois esse ocorrido não é único, recentemente tivemos o caso do “desligamento” da rede em que, por votação, a comunidade resolveu reverter parte da Blockchain para “arrumar um bug” criado por um suposto ataque de DDOS, que teria comprometido o entendimento da rede de qual Node realmente tinha autoridade na validação dos blocos no sistema. O mais maluco é que a Solona usa o chamado Proof of History, que chega a ser prior do que o Proof Of Stake. Vou deixar fixado o post sobre o tema: