Era óbvio que eu ia fazer uma publicação comentando essa “pérola”, para dizer o mínimo, eu já fiz outros post e vídeos falando sobre o varejo no Brasil, quem ainda não viu, vou deixar linkado no final, mas vamos aproveitar para entender o que é que está acontecendo e por que o varejo está caindo absurdamente na bolsa de valores.

Eu vou começar com uma tangente, pra explicar essa situação que, assim como os outros varejistas, o Magazine Luiza está passando. Quem conhece alguma coisa de marketing certamente já ouviu falar da teoria da cauda longa. Teoria da cauda longe é todo um trabalho que se faz de aquisição de usuários, atendimento, pós-venda, etc., para fidelizar o cliente: você faz um investimento inicial de captação e, teoricamente, em longo prazo esse usuário vai voltar organicamente para a sua loja para fazer uma nova compra, e aí você não tem um novo custo de aquisição, te deixando com um lucro de 100%. O termo “cauda longa” se popularizou com o livro de Chris Anderson, A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho. O termo virou uma forma de descrever e explicar a estratégia de atacar várias coisas com pouca demanda, ao invés de poucas coisas com muita demanda. Isso pode ser uma teoria válida quando a gente fala de mercados como o americano, que é muito mais estável do que o brasileiro. Aqui no Brasil isso não cola, não existe “cauda longa” para varejo brasileiro, quem é do marketing dessas lojas e acha que isso existe, deve ser imbecil. E eu vou explicar por que: o brasileiro não quer saber se é a Casas Bahia ou o Magalu, ele quer saber se o produto que ele quer comprar está barato. O Brasileiro não tem poder de compra para poder comprar um Galaxy S20 a vista. O Brasil é um dos poucos países do mundo em que você parcela em 24x no “carnezinho gostoso”.

Brasileiro quer saber onde está mais barato, sempre! Se a parcela vai caber no bolso dele. E, obviamente, o risco dessa operação de carnê ou cartão de crédito está altíssimo, taxa de inadimplência, altíssima. E ainda quer mandar essa de “carnezinho gostoso”? Se você parar para ler as linhas miúdas no pé do vídeo de quanto são os juros de um “carnezinho gostoso”, vão ver lá que beleza que é… Melhor vender a alma pro demônio… Você vai pagar duas vezes o valor do produto, parece até financiamento de carro.

Mas, como o brasileiro quer consumir, mesmo não tendo dinheiro, acaba caindo nessas pegadinhas. A Luiza Trajano, provavelmente seguindo o conselho administrativo do Magalu e percebendo que tem uma galera pra receber o novo auxílio do governo, resolveu fazer esse “apelo” pra todo mundo que é cliente, dizendo que o crédito já está pré-aprovado, que não deixa de ser outra falácia, já que você ainda vai ter que passar pela análise de crédito quando for lá fazer o carnê, mas que serve para dizer “vem, trouxa, vem aqui”. Você vai lá, eles fazer a análise de crédito, se seu risco for alto, eles negam, se for mediano pra baixo, eles colocam aquele “jurinho legal”, pra você pagar em 24 meses no carnê. Isso atrai a massa da população que está querendo gastar o auxílio emergencial, que deveria ser pra comprar comida ou para emergências, mas é óbvio que vão querer trocar a televisão no Magalu.

“Ah, mas o vídeo da Luíza foi só para a base de clientes do Magalu.” Esse tipo de vídeo mostra a situação que o varejo está passando. O varejo não sentiu diretamente o impacto da pandemia nos últimos 2 anos porque estava todo mundo em casa e aí o consumo subiu. Em 2020, o varejo teve pico de venda, porque todo mundo precisava comprar uma geladeira maior, um sofá mais confortável, comprar uma cadeira boa e um notebook pra poder trabalhar de casa. Então o varejo surfou nessa onde: Magalu subindo que nem um foguete na bolsa, era a queridinha dos “FariaLimers”. E aí o que aconteceu? Inflação, guerra, desemprego, queda no consumo… Mais um fator importantíssimo, a entrada de novos players: Shopee, AliExpress, MercadoLivre fazendo um puta investimento e ocupando um percentual de mercado muito relevante, Amazon aumentando a operação e também fazendo altos investimentos. Perceba, o Magalu, a dita empresa “tech”, eu trabalhei com eles e de “tech” eu não vi nada, os relatórios de envio de venda deles são no Excel, mas vendem essa imagem de empresa “tech”. Dá pra competir com uma Amazon? Não vai competir, simples assim. Se o Magalu é “tech”, a Amazon é metaverso e está anos-luz à frente de qualquer outro varejista brasileiro.

Eu concordo com o Luiz Barsi quando ele diz que todas as varejistas brasileiras vão morrer mais cedo ou mais tarde, porque não dá pra operacionalizar. A forma como a Amazon trabalha é muito agressiva pro varejo brasileiro. Até pouco tempo atrás não existia uma competição, porque o Brasil é muito grande e a logística é muito complicada, mas a quantidade de investimento que tem sido feita pelo MercadoLivre, pela Amazon, pelo AliExpress, pra melhorar a logística brasileira, está tirando essa barreira de entrada. Hoje a gente tem várias empresas para prestação de capilaridade de entrega, que era o maior problema do varejo brasileiro, entregar nos bairros, principalmente porque a gente tem uma tributação absurda de um estado para outro, é uma confusão gigantesca. Mas quando você tirar essas barreiras, você simplifica o processo de capilarização de entrega, o varejos que são mais bem preparados técnica e estruturalmente e que já têm conhecimento de web, dominam.

E isso não é uma especulação, se vocês procurarem como está a dominância do mercado varejista brasileiro, MercadoLivre ocupa mais do que a soma dos três posteriores, então a gente tem o MercadoLivre ocupando cerca de 60% do mercado varejista brasileiro, depois vem a B2W, a Via Varejo e o Magalu e, mesmo se juntar os três, não dá a fatia do MercadoLivre. E agora ainda tem a Amazon subindo pra caramba, a Shopee e o AliExpress mandando direto da China em menos de 10 dias. É impossível o varejista brasileiro sobreviver. Em médio a longo prazo, a gente não vai ter mais Magazine Luiza, nem Via Varejo, nem B2W, mesmo com os investidores injetando liquidez loucamente e falando que é um mega “case” na bolsa, tentando atrair um monte de “sardinhas” para comprar ações, falando que teve 500% de lucro e tal. Agora a gente está vendo aí, quase 90% de queda, e acho muito difícil que em curto a médio prazo isso vá se reverter. E aí a brilhante ideia de fazer um vídeo pedindo ajudar pro meu público fiel, que ama o Magalu, pra fazer o “carnezinho gostoso”…

É uma pérola da internet, não é a toa que isso viralizou de uma forma que eu nunca vi. Foi um ar de desespero… A Trajano não consegue esconder as preocupações que ela tem, isso ficou muito evidente, “Por favor, vai lá comprar, o mais rápido possível, estou te pedindo, se você é cliente Magalu…” Então, Magalu, infelizmente não existe fidelidade de cliente de varejo no Brasil. A população vai comprar onde estiver mais barato e, infelizmente vocês não são o mais barato, mas a vida é isso aí. Vida que segue…

O conteúdo deste post foi retirado do vídeo “Carnezinho gostoso”: