Vou dar minha opinião sobre o que, para mim, é o maior erro que as empresas cometem. Se você está abrindo seu negócio, esse provavelmente é um erro que você também vai cometer, porque até grandes empresários o comentem. E que erro é esse? Achar que sua empresa tem capacidade para fazer tudo.

O que eu estou quero dizer com isso? Normalmente as empresas vão crescendo e começam a querer trazer para a operação interna a parte de TI, a parte jurídica, entre outras. Normalmente no começo são serviços terceirizados, mas a empresa vai crescendo e se acha capacitada para operacionalizar internamente esses setores, o que é um mega erro. Você está deixando de focar no seu power business e tendo que se preocupar com fatores que, antes, eram terceirizados a empresas de nichos específicos na operação de um segmento.

Eu vou falar mais profundamente da questão de tecnologia da informação, a TI, mas isso se aplica a vários outros setores dentro da empresa. Vamos imaginar o seguinte, o setor de TI é um setor muito amplo, você tem programadores, designers, arquitetos de software, BI, inteligência artificial e mais uma série de conhecimentos, é um setor muito grande, muito amplo. Até mesmo para quem tem uma empresa específica de software house ou uma Startup de tecnologia com bons profissionais, é um mercado que tem uma variedade imensa de linguagens, de frameworks, de tecnologias, e que está o tempo todo se reinventando, se atualizando. Eu estou a 15 anos nessa brincadeira e é muito difícil eu parar de estudar, um mês que eu não estudo alguma coisa, eu estou desatualizado. Obviamente, eu consigo operacionalizar, fazer os produtos que eu preciso, mesmo utilizando tecnologias de 5 anos atrás, mas é um mercado que requer muito estudo, que requer conhecimento, que requer foco. Aí você pega todo esse ecossistema complexo e resolve montar um setor de TI dentro de um varejo ou de uma empresa de contabilidade. O primeiro erro fundamental dessa história é que muito provavelmente você não tem capacidade para conseguir distinguir bons profissionais na área de TI, já que não é a sua área. Uma coisa que me facilita muito para criar uma empresa de TI é que eu sou programador, eu tenho experiência e, em 5 minutos de conversa, consigo saber se uma pessoa é um bom programador e um bom profissional ou não. Você vai cometer o erro severo de demandar para um terceiro, que pode ser seu CTO, a tarefa árdua de montar uma excelente equipe de TI? Se tiver a sorte de conseguir de fato encontrar um bom CTO para montar esse equipe, tem um pouquinho mais de chance de sucesso, mas se você erra até na escolha do seu CTO ou, pior, nem tem um CTO, as chances de fazer cagada são altas.

Eu tenho recebido uma quantidade enorme de pessoas, de mercados diversos, pedindo consultoria ou querendo bater um papo justamente porque estão com dificuldade em gerenciar e controlar as suas equipes de TI. Elas vêm até mim justamente para tentar esclarecer esses processos internos de gestão de uma empresa de tecnologia. Saber os seus limites e focar no seu power business vai ser determinante para a saúde da sua empresa porque, se você começa a querer expandir demais para áreas que não tem domínio, não tem conhecimento, que você não sabe fazer a gestão de uma equipe, a probabilidade desses setores darem problema é altíssima, e isso pode causar um problema muito maior na sua instituição como um todo. A quantidade de Startups que eu vejo nascendo sem ter um técnico lá dentro, um bom programador, é impressionante. Se você está querendo abrir uma Startup e você não tem um cara bom de TI dentro do projeto, você já está começando errado, no meu ponto de vista. E quando você erra na contratação, contratou uma pessoa ruim para ser CTO da empresa ou não conseguiu bons profissionais porque não tem parâmetro para poder escolher, você vai montar um setor capenga, que vai tentar se virar, às vezes você pode dar sorte de conseguir contratar uma pessoa boa, mas é na sorte, você está jogando na loteria. No meu entendimento, qualquer business que você for abrir, tem que ser baseado no que você mais sabe fazer. Pegue sua experiência de vida, onde trabalhou, o que fez, no que de fato você tem experiência, e é nisso que você tem que focar em criar soluções. Se você é um excelente advogado, fique na parte de advocacia, que é o que você entende. Dá para ser extremamente disruptivo dentro do seu mercado, mas foque no que você sabe fazer. Quer misturar tecnologia e advocacia? Então vai se preparar, vai estudar.

Eu sempre dou um conselho que parece trivial para as pessoas com relação à tecnologia da informação, que é a melhor forma de conseguir contratar boas pessoas e conseguir gerenciar boas equipes de tecnologia é aprender pelo menos o básico. Você precisa aprender a codificar o básico, precisa entender a dificuldade que é, até pra ter um pouco mais de empatia com os profissionais, entender que as coisas não se resolvem da noite pro dia, não é tão simples quanto parece porque, se fosse simples a gente tinha uma porrada de programador bom no mercado, e não é essa a realidade. Tem muito programador na praça, que fez um cursinho de 6 meses e vai achar que é dev, mas profissionais bons, que tem 20 anos de mercado, que tem uma trajetória, que tem varias histórias e cases de sucesso e aplicações enormes, são poucas pessoas e essas pessoas normalmente nunca estão desempregadas, elas sempre estão fazendo algum tipo de projeto ou têm a própria empresa. Uma das tarefas mais difíceis que existem no mercado é encontrar um bom CTO, porque, normalmente, você não os convence só com dinheiro. Você precisa ter um propósito para esse cara porque, se não tiver um propósito claro que ele entenda e goste, você não vai conseguir convencê-lo a vir pra sua empresa. São raríssimos os casos de bons profissionais de TI no nível de CTO que vão sair do que eles estão fazendo para ir para uma Startup a não ser que seja uma Startup que ele esteja criando, é muito difícil disso acontecer. E isso vai acontecer também com empresas grandes. Eu, por exemplo, não gosto de estruturas de empresas grandes, com muitos funcionários, porque eu me sinto muito preso. Eu gosto de ter agilidade nas coisas, de fazer as coisas muito rápido, testar e validar com rapidez, e isso não é um perfil que casa muito bem com empresas que são muito grandes e burocráticas, em que tudo tem que estar perfeito. São formas de ação diferentes, é por isso que uma pequena Startup pode fuder com uma empresa grande, porque ela é um gigante lento, que demora muito pra poder fazer as coisas, pra poder lançar as coisas, e as Startups são mais ágeis, são menores, custam menos. Mas as Startups que dão certo, que continuam, são empresas que, por trás, têm alguém de tecnologia muito bom. Se você for parar pra pensar, por exemplo, no caso da Apple, ela tinha o Steve Jobs, que era o crânio da parada, inteligente, disruptivo, mas ele não era o cara técnico. O braço direito dele era o Steve Wozniak, o Woz, esse cara era um gênio da tecnologia da época. O Jobs vinha com as ideias, o Woz operacionalizava essas ideias. Sem esse cara, o Steve Jobs não teria conseguido fazer tudo que eles fez.

Se eu fosse dar uma recomendação para você que está começando a empreender, é que é fundamental para a sua trajetória é você entender as suas limitações. Isso clareia um pouco a sua mente para você entender quais pessoas-chave precisa ou o que você vai precisar terceirizar das demanda interna da sua empresa. Não tente fazer tudo sozinho, você não vai conseguir e isso vai te consumir. É importante você saber um pouco de tudo, obviamente, entender um pouco de contabilidade, de jurídico, de administrativo, mas você precisa focar no que você é bom. Se você esta montando uma empresa, mas não é bom administrador, você precisa encontrar alguém que seja, se não é bom com dinheiro, você precisa arrumar alguém que seja. Eu não administro o financeiro da minha empresa, tenho pessoas em quem eu confio e que são muito melhores do que eu para gerenciar o financeiro, são mais organizadas, são mais planejada. A gente precisa entender as nossas limitações para conseguir colocar pessoas boas naqueles lugares que a gente tem deficiência e, assim, você vai estruturando uma equipe boa, coesa, que vai te complementar. Se você achar que consegue fazer tudo, você vai fazer tudo meia-boca e aí o produto final dessa brincadeira vai ficar uma porcaria. Eu tenho muito mais perfil de CTO do que propriamente de CEO. Das vezes que sou CEO é porque eu montei essa empresa e, naquele momento, sou a pessoa mais capacitada para tocar administrativamente a empresa. Se, ao longo da trajetória, eu conseguir ter estrutura suficiente pra colocar uma pessoa mais capacitada do que eu naquela posição, obviamente eu vou sair, vou provavelmente ficar como CTO e acionista da empresa, mas eu não vou ficar esquentando a cadeira de CEO só porque eu acho que tenho capacidade pra tocar aquilo ali melhor do que qualquer um. Mesmo se sou eu que estou bancando a operação, eu preciso de pessoas capacitadas para ocupar determinados cargos. Eu não posso ser ingênuo e míope de achar que eu sou a melhor pessoa para estar sempre ocupando aquele cargo. Em alguns casos específicos pode ser que isso faça sentido, se eu tenho um conhecimento aprofundado naquele mercado específico, mas quando é um mercado que eu estou entrando, que eu não tenho tanto conhecimento administrativo, de network e por aí vai, é preferível contratar uma pessoa e colocar como CEO da empresa, ou CTO, CFO, o que seja, do que você tentar fazer tudo.

Não cometa esse erro de achar que a sua empresa tem capacidade operacional pra poder fazer tudo, a gente precisa ter humildade nesse momento de saber que se é uma empresa de TI, uma empresa de desenvolvimento, uma empresa que faz software, não é uma empresa de contabilidade, não é uma empresa jurídica, ou do que seja, e que é melhor terceirizar ou contratar pessoas para ocupar essas vagas. Se, no final, a opção for internalizar essas demandas, a gente precisa ter pessoas boas de fato, e aí como a gente consegue saber se aquela pessoa que a gente está colocando é realmente boa? Você vai ficar na tentativa e erro até quando? A gente precisa sempre ter uma empresa que a gente confia, que a gente sabe que são bons profissionais, pra poder recomendar bons profissionais pra poder ocupar cargos específicos. Por exemplo, em uma das minhas empresas o diretor jurídico é sócio do escritório de advocacia que atende todas as minhas empresas, é uma pessoa que eu confio, com quem eu trabalho há muito tempo. Quando eu o chamei pra ser meu diretor jurídico nessa Startup específica, foi porque eu confio nele e eu precisava de uma pessoa boa para estar lá dentro, que vai entender esse negócio como sendo dele também. E é importante você sempre ter uma boa acessória jurídica em qualquer negócio que você vá fazer. Essa pessoa foi ganhando confiança ao ponto provavelmente qualquer outro empreendimento que eu venha a abrir, ela vai estar escalada para estar ali. Mas essa pessoa também não vai saber fazer tudo, assim como a área de TI, a área de jurídico é imensa, a área de contabilidade é imensa, área de marketing é imensa, a área de logística é imensa, por isso que a gente precisa reduzir um pouco o escopo das empresas e entender as nossas limitações. Mas não é o que a gente vê por aí, normalmente a gente vê empresas que fazem 50 milhões de setores diferentes, na mesma empresa tem marketing, jurídico, contábil, afiliados, comercial, tudo junto, 500 funcionários dentro da empresa. Essa realidade não é a mais assertiva, nós estamos em 2022, não tem nada de mais de você ter a humildade de utilizar um escritório de advocacia externo, uma contabilidade externa, terceirizar o marketing pra uma agência boa, terceirizar a exposição pra um grupo de influenciadores ou as redes sociais pra uma empresa especializada, porque, provavelmente esses terceirizados, se forem de fato competentes, nichados e específicos, vão trazer muito mais resultados do que você tentando fazer isso internamente, mesmo você sendo uma empresa grande. Pare com isso de achar que tem capacidade para fazer tudo, de uma limpeza geral. Muito provavelmente vai ser mais barato terceirizar do que tentar fazer interno, porque fazendo interno só vai fazer merda, vai fazer muita burrada e vai custar caro até aprender efetivamente.

O conteúdo deste post foi retirado do vídeo “O maior erro que as empresas cometem”: